Beleza > Maquiagem

Saiba como afinar o rosto com truques fáceis

Por Redação Fortíssima 23/07/2016

Quem tem a face mais arredondada sempre se pergunta como afinar o rosto.. Uma das principais técnicas utilizadas é o contorno da pele com maquiagem. Porém, essa não é uma alternativa tão simples e, para quem não possui muita intimidade com os pinceis, pode acabar ficando com o efeito contrário.

Para não errar no uso do pó, corretivo e blush de tonalidades variadas, aplicados em diferentes zonas do rosto, vale apostar em outros truques simples. Existem outras técnicas que não exigem tanta habilidade na maquiagem e também ajudam a deixar o rosto mais fino.

Como afinar o rosto

Até mesmo o formato do cabelo pode ajudar na tarefa de afinar o rosto. Foto: iStock, Getty Images

Truques de como afinar o rosto

Uma das dicas mais simples de como afinar o rosto é apostar no olho de gatinho. Ao enfatizar os cantos externos dos olhos, a metade inferior do rosto vai parecer mais magra, criando um equilíbrio. Com delineados bem marcados e grossos, os olhos ficarão mais proeminentes e vão reduzir a atenção para o resto da face.

Desenhar as sobrancelhas de forma que fiquem mais espessas e volumosas também contribui para a aparência de um rosto mais fino, pois ajuda a preencher os espaços. Para isso, basta cobrir pequenas falhas com um lápis, alongando as sobrancelhas com maquiagem e, ao mesmo tempo, mantendo um efeito natural.

Até mesmo os cabelos podem influenciar quando o assunto é aprender como afinar o rosto. Para equilibrar aquele formato mais redondinho, basta usar os cabelos soltos e levemente ondulados, com mais textura. Isso ocorre porque os fios muito lisos e escorridos, sem volume, fazem o rosto parecer mais largo.

O pó compacto e o blush de tom um pouco mais escuro que a pele também são ótimos aliados para afinar o rosto. É só fazer um traço embaixo da maçã do rosto, da orelha até o centro do rosto. Após, passe o pó fazendo um degradê, começando mais forte nas extremidades e clareando até chegar no centro do rosto.

 

Para completar as dicas de como afinar o rosto, não poderia faltar o uso do iluminador em pontos estratégicos. Para conquistar um aspecto mais alongado, ilumine com corretivo ou pó com tons mais claros o centro da testa, queixo, abaixo dos olhos e abaixo das sobrancelhas.

Produtos essenciais para afinar o rosto

Quado se trata de como afinar o rosto, dois produtos são essenciais na maquiagem. Valendo-se da regra de que é preciso iluminar a região do rosto que quer destacar e escurecer aquelas que quer esconder, o iluminador e o blush não podem faltar.

Além do iluminador, pode-se usar também um corretivo ou pó compacto de tons mais claros. Da mesma forma, o blush em tons terrosos, como bege escuro ou amendoado, pode ser substituído por um pó mais escuro também.

E você, que técnicas usa para afinar o rosto? Deixe o seu comentário!