Beleza > Cabelos > Slider Home

Dê adeus ao couro cabeludo seco com dicas simples

Por Redação Fortíssima 24/07/2016

Ter couro cabeludo seco é sinal de alerta. Esse sintoma significa que você deixando a desejar quando o assunto é o cuidado com os fios. É preciso investir em produtos adequados para higienizar, purificar e manter o pH adequado. Afinal, madeixas sedosas e livres de pontas duplas não são fáceis de conquistar.

As glândulas existentes na pele do couro cabeludo são responsáveis pela liberação de uma substância oleosa que assegura a lubrificação necessária para a saúde dos fios e raiz. A secura surge quando o organismo não é capaz de produzir a quantidade de sebo suficiente para hidratar e proteger essa região do corpo.

Veja 5 causas do couro cabeludo seco

Quem apresenta esse problema costuma ter pequenos flocos de pele espalhados pela roupa e ombros. Outro sintoma clássico do problema é a coceira. O hábito de friccionar os dedos sobre esse região sensível é capaz de causar feridas e machucados que demoram para cicatrizar. A seguir, veja dicas para solucionar esse caso.

Uso excessivo de produtos nos cabelos

Shampoos, condicionadores, máscaras, fixadores e todos os outros cosméticos podem causar as crises de couro cabeludo seco. Eles levam altas doses de componentes químicos que desregulam o pH e comprometem o funcionamento das glândulas. A dica é usar com moderação.

Baixa umidade do ar

A pele e mucosas sofrem com os efeitos desse problema, seja no inverno, verão ou após longas horas no ar condicionado. Evite a exposição excessiva.

Banho quente

O hábito de utilizar a água do chuveiro muito quente pode desencadear problemas no couro cabeludo. O líquido, quando em temperaturas altas, não traz nenhum benefício para os fios ou a pele – muito pelo contrário.

Deficência nutricional

Uma alimentação pobre em nutrientes traz péssimas consequências para todo o organismo e cabelos. Os fios ficam secos, sem brilho e a raiz extremamente ressecada.

Problema dermatológico

Diferentes fungos podem afetar o estado do couro cabeludo. Quem costuma dormir com os fios molhados pode desenvolver muita coceira, ressecamento e feridas doloridas.

Couro cabeludo seco

Os shampoos antirresíduos podem piorar os sintomas do couro cabeludo seco. Foto: iStock, Getty Images

Tratamentos mais adequados

Na maioria dos casos, não é necessário investir em um tratamento, desde que você aposte em algumas mudanças nos cuidados. Vale comprar shampoo hidratante com composição natural para lavar os cabelos. Os produtos feitos com óleo de jojoba ou de coco trazem ótimos resultados para o couro cabeludo seco.

Outras dicas que trazem resultados são lavar os cabelos com água morna, parar de dormir com os fios molhados, apostar em uma dieta rica em nutrientes (recomendada por profissional) e ficar poucas horas no ar condicionado. Mas vale lembrar que essas medidas funcionam apenas para casos simples e que não representam doenças.

Já as infecções por fungos devem ser tratadas com o auxílio de dermatologista. Podem ser recomendados shampoos antifúngicos, naturais e outros medicamento, sejam orais ou tópicos. É necessário manter o tratamento pelo período indicado pelo profissional. O fim antecipado pode representar a volta dos sintomas.

E você, já sofreu com o problema de couro cabeludo seco? Deixe o seu comentário!