Exercícios > Fitness > Slider Home

Fique por dentro dos melhores exercícios para perder barriga

Por Redação Fortíssima 29/07/2016

Perder barriga representa um grande desafio para a maioria das mulheres, já que elas possuem maior tendência a acumular gordura na região do abdômen. Pior ainda para quem tem  predisposição genética de ganhar quilos localizados na área ou um corpo em formato de maçã. Mas, se você tiver dedicação, é possível diminuir as saliências.

Reduzir o percentual de gordura no abdômen é uma tarefa que envolve diferentes processos. Não basta apenas fazer exercícios localizados na área. É fundamental também readequar a alimentação e inserir atividades aeróbicas na rotina. Um abdômen liso nada mais é do que o resultado de cuidados essenciais com o corpo.

Veja 4 exercícios que ajudam a perder barriga

Já que melhorar o contorno da cintura e definir o abdômen envolve ativar o corpo de diferentes formas, a dica inicial é variar nos exercícios. Os abdominais, claro, são indispensáveis. Mas vale também apostar nos treinos de intensidade e na musculação, que ajudam a elevar o gasto calórico como um todo e a otimizar a queima de gordura.

Se você não tem a mínima ideia de quais exercícios fazer para perder barriga, veja abaixo quatro sugestões:

  1. HIIT

Os exercícios intervalados de alta intensidade ou simplesmente HIIT – na sigla em inglês -, são excelentes aliados na perda de gordura. Eles são treinos rápidos, com o máximo de esforço. Desta forma, o metabolismo fica tão acelerado que consegue queimar calorias por até 48 horas depois da atividade.

Uma das formas de praticar o HIIT é na esteira. Você pode dar tiros correndo na velocidade máxima que conseguir por 30 segundos, depois descansar por outros 30. Faça isso até completar 10 minutos e você poderá acelerar a queima de gordura.

  1. Abdominal canivete

Para trincar o abdômen, exercícios localizados são indispensáveis. Para executar o abdominal canivete, basta sentar no colchonete, com o tronco inclinado para trás e deixar as pernas semiflexionadas e elevadas.

Os braços devem estar flexionados – sem encostar o cotovelo no chão –  e as mãos apoiadas. O movimento consiste em flexionar os joelhos ao mesmo tempo em que eleva o tronco, sem tirar as mãos do lugar. Faça quatro séries de 10 a 15 repetições.

  1. Pular corda

Uma atividade simples, mas que é excelente aliada na tonificação do abdômen. Os pulos aceleram a frequência cardíaca e contribuem não só para o emagrecimento, mas também no fortalecimento e tonificação dos músculos. Tente começar pulando por um minuto ou dois e evolua aos poucos.

  1. Abdominal oblíquo lateral

O exercício é realizado no chão. Basta deitar de barriga para cima, com os joelhos flexionados e posicionados ambos para um lado. O movimento consiste em uma flexão de coluna em direção a eles. Faça três séries de 15 e depois repita com os joelhos virados para outro lado.

Perder barriga

Definir o abdômen exige prática de diferentes exercícios e alimentação adequada. Foto: iStock, Getty Images

Dieta faz parte do processo

De nada adianta dar o seu máximo na academia sem repensar a alimentação para perder barriga. O consumo de doces, frituras, alimentos processados e farinhas certamente vai prejudicar seu resultado. Prefira fontes de gorduras boas, como as presentes no abacate ou azeite de oliva.

Outros alimentos que ajudam a facilitar a perda dos quilos extras são melancia, abobrinha, damasco, berinjela, beterraba, alho, agrião, cebola, couve-flor, mamão, limão, pimentão, abacaxi e brócolis. Anotou aí?