Beleza > Estética > Slider Home

Inclua na dieta alimentos que rejuvenescem

Por Redação Fortíssima 29/07/2016

Todos sabem que uma dieta equilibrada beneficia a saúde e ajuda a manter o corpo em forma. Mas além dos efeitos positivos quando consumidos, alguns alimentos também agem de forma benéfica ao serem aplicados diretamente no rosto. São alimentos que rejuvenescem a pele e retardam o envelhecimento.

Podem ser utilizados como máscaras, esfoliantes ou hidratantes faciais, não importa. Os ingredientes são ricos em vitaminas e outros nutrientes que ajudam no combate a rugas, previnem contra danos do ambiente e ainda deixam a pele iluminada e suave.

Principais alimentos que rejuvenescem

Substâncias como alfa-hidroxiácidos (AHA) e antioxidantes, que são usados em muitos cosméticos de qualidade e preços elevados, também podem ser encontrados em diversos alimentos que rejuvenescem, reduzindo rugas e manchas da pele, além de prevenir o envelhecimento precoce.  

Um deles é o iogurte, que contém enzimas de lactose que proporcionam um brilho natural ao dissolver as células mortas da pele. Também é capaz de acalmar a inflamação, por exemplo, e reduzir a descoloração da pele. Além disso, o iogurte gelado ajuda a reduzir o inchaço do rosto.

A maçã também faz parte da lista de alimentos que rejuvenescem a pele. Tanto o suco quanto o molho e até mesmo o vinagre de maçã contêm ácido málico, que age como esfoliante. Uma boa dica ainda é misturar o suco de maçã com clara de ovo e aplicar no rosto para deixar a pele com aspecto suave e macio.

Já o chá verde, por conter cafeína, ajuda a reduzir o inchaço dos olhos e as manchas da pele, diminuindo as veias da face. Pode-se fazer uma compressa com saquinhos do chá e colocá-los embaixo dos olhos. Outra indicação é pingar algumas gotas em fatias de batata crua e colocá-las sobre os olhos.

O abacate também aparece como um dos alimentos que rejuvenescem e hidratam a pele, agindo como uma máscara hidratante, devido a vitaminas e antioxidantes que protegem a derme contra os danos ambientais. Basta aplicar o abacate amassado na pele e deixar agir por alguns minutos.

Alimentos que rejuvenescem

O abacate pode ser utilizado como uma máscara hidratante. Foto: iStock, Getty Images

Rejuvenescimento de dentro para fora

Além dos alimentos que rejuvenescem a pele sendo utilizados como cosméticos e aplicados diretamente no rosto, vale também incluir outras opções no cardápio, conquistando o rejuvenescimento de todo o corpo de dentro para fora.

O alho é um dos principais quando se trata de vitalidade, pois protege as articulações, elimina as toxinas do organismo e combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.  

Outra opção benéfica é o espinafre, que ajuda a fixar o cálcio no organismo e é rico em vitaminas A, C e E, além das vitaminas do grupo B. As frutas vermelhas, ricas em fotoquímicos, também ajudam a rejuvenescer a pele e fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos como maçã e abacate, que são usados de forma externa, também trazem muitos benefícios quando consumidos. A maçã é rica em fibras, vitamina C, flavonoides e polifenóis, protegendo o organismo contra diversas doenças, além de controlar as taxas de colesterol, graças à pectina, nutriente presente na casca.

Já o abacate contém nutrientes como a vitamina E, o ácido fólico (B9) e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante que combate a degeneração celular. Também possui ácidos gordos, entre eles mono e poli-insaturados, com destaque para o ômega 9, ômega 7, ômega 6 e ômega 3.

E aí, o que achou do artigo sobre alimentos que rejuvenescem? Deixe o seu comentário!