Beleza > Pele > Slider Home

Cuidados para manter a hidratação da pele o ano todo

Por Redação Fortíssima 31/07/2016

A derme precisa de cuidados especiais em qualquer estação do ano. Seja nas temperaturas mais baixas ou no período em que os raios solares estão mais fortes, alguns hábitos básicos devem ser mantidos sempre. Tudo para manter a hidratação da pele em dia, garantindo mais saúde.

Além disso, vale saber também o que se deve evitar, pois alguns hábitos comuns do dia a dia podem estar atrapalhando os cuidados com a pele. Fique atenta e saiba como ajustar a rotina para deixar a cútis mais hidratada, bonita e saudável.

Hidratação da pele

O uso do protetor solar é indispensável em qualquer estação. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados para manter a hidratação da pele

Ao longo do ano, com a mudança das estações, ocorrem também mudanças climáticas que alteram a temperatura e a umidade. No inverno, por exemplo, o clima é frio e seco, enquanto no verão, quente e úmido. O outono e a primavera, conhecidos como estações de transição, também causam algumas alterações no ambiente.

Essas variações proporcionam diferentes consequências para a saúde e beleza. Para a pele, a hidratação e o protetor solar são itens indispensáveis para manter a cútis saudável em qualquer estação, mas outros cuidados também devem fazer parte da rotina.

Nas épocas em que as temperaturas estão mais baixas e a exposição ao sol se torna mais agradável, não se deve relaxar no uso do protetor solar. Ele é fundamental até mesmo no inverno e em dias nublados, pelo menos no rosto, que fica mais exposto que outras partes do corpo.

Um erro bastante comum em relação a hidratação da pele é achar que as mais oleosas não precisam de hidratação. Logo após a limpeza do rosto ou o banho, é necessário usar um creme para hidratar, pois as glândulas sebáceas trabalham mais para repor a umidade perdida com a água.

Para peles oleosas, o ideal é usar produtos livres de óleo e, assim como as peles mistas, não precisa de hidratação tão intensa quanto a seca. O indicado é optar por hidratantes específicos.

A pele do rosto, por ser mais sensível, tende a sofrer mais com as condições climáticas, como frio, vento e calor, exigindo cuidados redobrados. É indicado usar um hidratante específico para a região, um pela manhã e outro pela noite.

Geralmente, os cremes noturnos têm princípios ativos em concentração mais alta, além de agentes fotossensibilizantes. Ou seja, que não podem ser expostos ao sol no momento do uso. A água é outro item fundamental para a hidratação da pele. Além de hidratar, ela também rejuvenesce a pele, aumenta o tônus muscular e a elasticidade da cútis.

Hábitos que devem ser evitados

É preciso ter atenção ainda com alguns hábitos que acabam atrapalhando a hidratação da pele. Um deles é o banho demorado e muito quente, o que retira da pele a barreira natural de gordura, responsável pela lubrificação.

Da mesma forma que a água quente pode interferir na hidratação da pele, o ato de esfregar também pode ser prejudicial. Além disso, o uso de buchas e esfoliantes não é indicado para pessoas com a pele seca, pois remove a camada de proteção e acaba abrindo os poros, deixando-os suscetíveis ao ambiente.

E você, o que costuma fazer para manter a hidratação da pele em dia? Conte para a gente, deixe um comentário!