Nutrição > Receitas

Vinho quente é opção para manter você aquecido no inverno

Por Redação Fortíssima 22/08/2016

As temperaturas baixas chegaram em boa parte do país. Com o frio, nada melhor do que aproveitar toda a gastronomia que a época oferece, a exemplo do vinho quente. Cheia de sabor, a receita também ajuda a aquecer o corpo e é perfeita para aquela reunião com os amigos na sua casa.

Benefícios do vinho

De acordo com o Instituo Brasileiro de Vinho (IBRAVIN), só no ano passado mais de 700 milhões de quilos de uvas foram processados no Rio Grande do Sul. Trata-se da segunda maior produção da história, atrás apenas da safra de 2011. Ou seja, hora de aproveitar a fartura.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Barcelona, da Espanha, com 67 homens com alto risco de doenças cardíacas, mostrou que ao ingerirem dois copos de vinho ao dia, reduziram as inflamações das artérias.

Já outra pesquisa conduzida pelo professor Roger Corder, da Universidade de Queen Mary, de Londres, apontou que a uva Tannat apresenta de três ou quatro vezes maior de procianidinas que a uva Cabernet Sauvigon. Esse composto, quando aliado ao tanino, combate o envelhecimento das células.

Mas os benefícios do vinho não param por ai. A bebida é objeto de estudo para muitas comunidades acadêmicas. A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que mostra que o consumo do vinho pode diminuir os riscos de deficiências visuais a longo prazo.

Vinho quente

Você pode incrementar a bebida com rodelas de limão. Foto: iStock, Getty Images

Receita de vinho quente

Agora que você já conhece alguns dos benefícios dessa bebida, que tal aprender a preparar ovinho quente e aproveitar o inverno bem de melhor? Confira os ingredientes.

Ingredientes

1 copo de açúcar

Canela em rama

Cravo

1 litro de vinho tinto seco

1/2 litro de água

1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias

Modo de preparo

Será necessário levar ao fogo metade da porção de açúcar, os cravos, água e canela. Deixe ferver por cinco minutos e vá acrescentando o vinho aos poucos. Depois, adicione o restante do açúcar e a maçã. Cozinhe e sirva bem quente. Pode decorar as canecas com frutas da estação.Também é possível acrescentar abacaxi a receita. 

A bebida não é indicada para todos

Apesar de todos os benefícios, a bebida não é indicada para todos. Por isso, pessoas que tem doença hepática alcoólica, por exemplo, devem evitar a bebida, que pode causar lesões no órgão. Para quem tem cirrose hepática também não é recomendado o consumo, pois a ingestão piora o quadro da doença.

Aliás, indivíduos que sofrem de pancreatite também devem abandonar as bebidas alcoólicas para evitar o agravamento do quadro clínico, dores na região do pâncreas e danos ao processo de digestão. Se esse é o seu caso, a dica para poder experimentar o vinho quente é deixar que ele ferva por mais tempo e elimine o máximo possível de álcool.

E aí, o que achou da receita de vinho quente? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!