Nutrição > Receitas

Conheça pratos da culinária brasileira com peixes

Por Redação Fortíssima 25/08/2016

O peixe é um dos tipos de proteínas mais saudáveis para o corpo. Ingrediente fundamental em diversos pratos típicos da culinária brasileira, ele é rico em sabor e pode ser preparado de diferentes formas. Em cada região, uma nova característica é adicionada.

Peixe é opção saudável para o seu cardápio

Com nutrientes importantes, tais como proteínas e vitamina D, o peixe é também a melhor fonte mundial de ômega 3, extremamente importante para corpo e cérebro. De um modo geral, todos os tipos são bons para você.

Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são as duas causas mais comuns de morte prematura no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pois saiba que um estudo da Harvard School of Public Health apontou que quem come uma ou mais porções de peixe regularmente tem um risco 15% menor de doenças do coração.

Além disso, um estudo da Rush University Medical Center mostra que pessoas que comem mais peixes têm taxas mais lentas de declínio cognitivo, o que pode diminuir as chances de problemas como a doença de Alzheimer

culinária brasileira

A moqueca é um prato típico do Brasil e cheio de sabor. Foto: iStock, Getty Images

Receitas da culinária brasileira com peixes

Se convenceu da importância de comer peixe? Veja receitas tipicamente brasileiras que usam esse alimento e podem ser opções saudáveis para as refeições da sua família.

Moqueca capixaba

Ingredientes

1 kg de postas de peixe (robalo, dourado, namorado ou xerne)

1 maço de coentro

1 maço de cebolinha verde

1 cebola média

3 dentes de alho

4 tomates

Pimenta malagueta

Azeite de oliva

Urucum

Óleo de soja

Modo de preparo

Lave bem as postas com limão e deixe descansar em um prato com água de sal. Faça um tempero com alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Em uma panela de barro, coloque um pouco de óleo de soja e azeite de oliva.

Coloque o tempero de alho no fundo da panela e distribua as postas. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima dos pedaços de peixe. Regue com um pouco de azeite e suco de limão.

Misture um pouco de óleo com três colheres de urucum e despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Deixe no fogo alto por 20 a 25 minutos.

Caldo de pacu

Ingredientes

1 kg de costela de pacu

1 maço de salsa

1 pimentão

2 conchas grandes de óleo

1 copo de molho de pimenta malagueta

1 maço de coentro

2 tomates picados

1 cebola média picada

2 colheres de sal

2 colheres de amido de milho

2 limões

Meia colher (sopa) de pimenta do reino

3 dentes de alho

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o óleo em uma panela e adicione o tomate e a cebola, seguido do pimentão. Coloque a costela de pacu e misture os outros ingredientes. Misture o amido de milho e sete copos de água. Deixe cozinhar por 20 minutos. Está pronto para saborear.

E você, gosta dos pratos da culinária brasileira que incluem peixe? Qual é o seu preferido? conte para a gente!