Receitas

Lanche saudável: como fazer um cupcake fit

Por Redação Fortíssima 29/08/2016

Todo mundo que está em busca de uma alimentação saudável pode ter um pouco de dificuldade em resistir aos doces. Se esse é o seu caso, a dica é apostar na adaptação de receitas. Um exemplo é o cupcake fit, menos calórico e cheio de nutrientes.

 

Ingredientes saudáveis

O segredo para transformar qualquer receita em algo saudável é estar atenta aos ingredientes e substituir aqueles com mais calorias vazias por outros que fazem bem à saúde. É por isso que o cupcake fit é opção ideal.

O que torna essa receita benéfica para a saúde é que ela é totalmente integral. Estudos mostram que a ingestão de grãos integrais ao invés daqueles refinados reduz o risco de muitas doenças crônicas.  Afinal, eles são embalados com nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas B, além de antioxidantes e minerais como ferro, zinco, cobre e magnésio.

De acordo com a pesquisa, publicada no The Journal of Nutrition, os grãos integrais desempenham um papel importante na redução do risco de doenças como a cardíaca coronária, diabetes e câncer. Além disso, também contribuem para a gestão do peso corporal e a saúde gastrointestinal

Outro ingrediente fundamental para essa receita é o cacau em pó, que também possui vários benefícios para a saúde. Isso porque ele é rico em antioxidantes, que podem ajudar a baixar a pressão arterial e a manter os níveis de açúcar no sangue seguros, de acordo com um estudo publicado na revista Food and Function.

Ainda segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que consumiram quantidades médias e altas de flavonoides, que são encontrados no cacau, apresentaram melhoras em diversos aspectos da saúde. Destacaram-se testes que mediam atenção, função executiva e memória.

Em outras palavras, além de degustar uma deliciosa receita ao preparar um cupcake fit, você estará contribuindo para o bom funcionamento do seu organismo. Mas vale lembrar que, mesmo sendo mais leve, ele deve ser consumido com moderação.

cupcake fit

O segredo está em escolher is ingredientes certos. Foto: iStock, Getty Images

Receita cupcake fit

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de cacau em pó

1/2 xícara de farinha de trigo integral

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de margarina light

1/2 xícara de leite desnatado

2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Em uma tigela coloque ovo, cacau, leite e açúcar. Derreta a margarina no microondas e adicione à mistura. Aos poucos, vá acrescentando a farinha, até virar uma massa homogênea. Coloque agora o fermento em pó e mexa devagar. Leve ao forno preaquecido por 15 minutos, a 150ºC.

Para a cobertura é possível fazer um falso branquinho. Ele é preparado com leite em pó, açúcar mascavo, cacau em pó e um pouco de água. Além disso, é possível usar pasta de nozes ou um merengue feito com açúcar orgânico.

Dá para variar bastante. Qual é a sua cobertura preferida para o cupcake fit? Conte para a gente!