Motivação > Slider Home

Motivos para você começar a viajar sozinha

Por Tatiana Barros 02/09/2016

Conhecer diferentes lugares e culturas é um sonho para muita gente. Mas, por vezes, esse desejo é adiado por falta de uma companhia que se disponha embarcar ao seu lado rumo a novos destinos. O que essas pessoas não sabem é que colocar os sonhos na mochila e viajar sozinha pode se tornar uma das experiências para intensas e reveladoras da sua vida.

Descubra por que viajar sozinha pode revelar muito de si mesma (Foto: Istock)

Descubra por que viajar sozinha pode revelar muito de si mesma (Foto: Istock)

Por que viajar sozinha

A insegurança em seguir rumo a um mundo de descobertas sem ninguém ao seu lado para dar um suporte e dividir cada experiência pode ser assustador em um primeiro momento. Mas ao se aventurar em conhecer diferentes destinos por si só pode revelar para você que não há melhor companhia do que a sua própria. A partir disso, acredite: serão infinitas as possibilidades. Para te incentivar a pegar o mapa, escolher o seu próximo roteiro e montar a bagagem, listamos algumas das maravilhas de se viajar sozinha:

Você é dona do seu roteiro

A primeira grande vantagem é o fato de você ter total controle em relação ao seu roteiro. Quando se está em companhia de outra pessoa, é necessário fazer várias negociações para que a viagem seja uma boa experiência para todos. Quando se está sozinha, cabe a você decidir os destinos que deseja, montar o roteiro de acordo com seus gostos (e fugir dele completamente, se de repente essa passar a ser sua vontade), fazer o caminho que te parece mais agradável e por aí vai… sem discussões ou desapontamentos.

Descobre o tipo de viajante que você é

Ao viajar sozinha, você acaba descobrindo que tipo de programa mais te agrada ao conhecer novos lugares. Para algumas pessoas, viagem é sinônimo de comer bem, para outras é ir a baladas, há ainda quem se sente realizada só de andar pelas ruas, observando a cidade e as pessoas…. Você já sabe que tipo de viajante é? Que tal se permitir conhecer?

Faz mais amizades

Quem disse que viajar sozinha é sinônimo de ficar solitária? Muito ao contrário! Quando estamos acompanhados, acabamos nos fechando mais, já que temos com quem dividir os momentos. Quando você está sozinha, acaba ficando mais aberta para o que está ao redor e qualquer situação pode ser uma oportunidade de trocar ideia com alguém de outra cultura. Seja em um restaurante, no hostel ou até mesmo ao pedir que alguém tire uma foto sua (não se limite a selfie, hein? Uma experiência dessa também pede belas fotos!). O importante é se abrir para conhecer novas pessoas.

Percebe que é seguro

O medo de possíveis perigos é o fator que mais impede mulheres de viajarem sozinhas. Mas ao passar pela primeira experiência, com certeza, irá constatar que é muito mais seguro do que parece. A dica é a mesma para qualquer viajante: escolher bem o destino, andar com todos os documentos, evitar lugares ermos, anotar telefones úteis, checar o lugar em que irá se hospedar, respeitar os costumes locais e sempre manter a família informada do seu roteiro do dia. O resto é curtir!

Você se descobre

Ao viajar sozinha, é normal passar por algumas situações que fogem o roteiro. O inesperado faz parte e, ao ter que resolver esses pequenos problemas, você também perceberá o quão independente e forte é. Seguir viagem em sua própria companhia é, inclusive, uma forma de empoderamento, que mostra a força que as mulheres têm. Você pode ainda servir de inspiração para outras tantas seguirem rumo a experiências reveladoras como a sua!

Pode acreditar: essas são apenas algumas, diante de um mundo, de vantagens em viajar sozinha. Não deixe o seu sonho para amanhã ou depois! Se permita descobrir o quão incrível é a sua própria companhia e boa viagem!