Fertilidade > Gravidez e Filhos

Aprenda a usar a calculadora de fertilidade ao seu favor

Por Redação Fortíssima 05/09/2016

As mulheres que pretendem evitar uma gravidez indesejada têm à disposição vários tipos de métodos contraceptivos: camisinha, dispositivo intrauterino (DIU) e pílula anticoncepcional são apenas alguns. Mas mesmo com todas as precauções, saber como funciona a calculadora de fertilidade pode fornecer mais segurança.

Também conhecida como método da tabelinha, a calculadora de fertilidade utiliza a menstruação como ponto de partida para verificar o período de ovulação. No caso dos ciclos regulares, saber fazer a conta pode ser bem útil. Já no caso de ciclos irregulares, essa metodologia se torna bem menos confiável.

calculadora de fertilidade

A calculadora de fertilidade ajuda quem deseja engravidar ou quer evitar uma gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Como usar a calculadora de fertilidade

O cálculo da fertilidade é um dos métodos mais naturais para ajudar a planejar ou evitar uma gravidez. Se você deseja ter filhos, saber o seu período fértil melhora significativamente suas chances. Pelo contrário, se o objetivo é não conceber, a melhor garantia é se abster das relações sexuais durante os dias de ovulação.

O primeiro passo para calcular o seu período fértil é considerar que a concepção ocorre sempre na metade do ciclo, ou seja, por volta do 14º dia – em um ciclo normal de 28 dias. A contagem começa sempre na data em que ocorreu a última menstruação. Em outras palavras, é necessário contar 14 dias a partir da menstruação.

A ovulação ou período fértil ocorrerá três dias antes e três dias depois da data que você localizou a partir da contagem dos 14 dias.  Se você ainda não entendeu muito bem, confira abaixo um passo a passo prático para usar o método da tabelinha:

  • Inicialmente, tenha em mãos um calendário, uma caneta e um papel
  • Anote no calendário o dia exato em que sua menstruação desceu. Assinale que este é o dia número um do seu ciclo
  • A partir dessa data, conte 14 dias
  • O 14º dia é o seu dia fértil. Ou seja, quando você tem a maior probabilidade de ovular
  • Marque no calendário três dias antes e três depois dessa data. Esse será o seu período fértil. Ou seja, em um ciclo normal de 28 dias, ele vai ocorrer entre o 11º e o 17º dia do ciclo menstrual.

calculadora de fertilidade

Período fértil em ciclo irregular

No caso de um ciclo menstrual regular, o cálculo de fertilidade é simples. Mas a situação se torna mais complexa no caso de ciclos irregulares. Na prática, isso significa que quem não menstrua sempre na mesma data devem investir em outros métodos contraceptivos, pois a tabelinha pode não ser precisa.

Para as mulheres com ciclo irregular que desejam contar com a ajuda da calculadora de fertilidade, a melhor opção é anotar, durante um ano, a duração de cada ciclo menstrual. É necessário subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo, para descobrir o período fértil.

Se você não se garante nas contas, também é possível contar com os testes de ovulação, que podem ser adquiridos em farmácias e ajudam a ter dados mais exatos. O importante é que você se sinta segura.