Bem-Estar > Motivação

Vai viajar? Veja dicas e saiba quando optar por um hostel

Por Redação Fortíssima 11/09/2016

Hotel ou hostel? Uma das principais dúvidas que surgem na hora de viajar é qual o melhor lugar para ficar. Na hora de decidir, vários fatores devem ser levados em consideração para acertar na escolha e evitar problemas depois. Quanto tempo irá ficar, se vai sozinho e também qual é o tipo de viagem são alguns deles.

Para quem quer viajar gastando pouco, ficar em um hostel é uma alternativa e tanto. A dica é pesquisar e conhecer os serviços que o local oferece, para ver se ele realmente atende às suas necessidades.

Quando optar pelo hostel

Indicado principalmente para mochileiros, para quem costuma viajar sozinho e para estadias mais curtas, o hostel tem valores menores e opções de serviços mais versáteis em comparação com um hotel.

O principal diferencial do hostel é o quarto, que costuma ser compartilhado com outras pessoas. Ele pode ser apenas masculino, apenas feminino ou misto. Além disso, os banheiros também são compartilhados e a cozinha é comunitária, possibilitando preparar as próprias refeições.

Geralmente, existem outras áreas de uso comum e convivência entre os hóspedes, como bar, sala de televisão e sala de jogos. Isso também é um atrativo para quem está viajando sozinho, pois permite o contato com pessoas de países e culturas diferentes.  

A maioria dos hostels oferece travesseiros e roupas de cama, o que evita que você precise carregar bagagem adicional. Em alguns casos, ainda é possível pegar toalha e cobertor emprestados, com a cobrança de uma taxa extra.

Os locais variam bastante e atendem perfis diferentes – alguns têm até a opção de quartos privados e café da manhã. Desde jovens até famílias com crianças, os hostels são versáteis e oferecem serviços que se adaptam ao que você precisa, basta procurar um que se encaixe nas suas necessidades.

hostel

O hostel é uma opção mais barata e prática para quem viaja sozinho. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados importantes para ficar em hostel

Apesar de os hostels terem medidas que garantem a segurança dos hóspedes, é sempre bom ter alguns cuidados. Como o quarto pode ser dividido com pessoas que você não conhece, deixe os seus pertences sempre guardados dentro da bagagem e perto da sua cama.

A maioria dos locais possui armários nos quartos, em que os hóspedes podem guardar suas malas e fechar com um cadeado. Caso o lugar não tenha esse espaço ou a bagagem seja muito grande, uma boa dica é usar o cadeado na própria mala.

Os banheiros de um hostel também costumam ser limpos e bem cuidados, com pessoas fazendo a higienização várias vezes por dia. Mesmo assim, como é um chuveiro coletivo, vale tomar alguns cuidados a mais, como levar um chinelo de borracha para usar no banho.

Para garantir ainda mais economia e comodidade, leve em consideração também a sua localização, tendo opções de metrô, ônibus e outros meios de transporte próximos. Prefira preparar as refeições no local, procure referências de quem já se hospedou lá e avalie todos os serviços oferecidos.