A beleza natural da mulher, sem truques ou retoques. Essa é a proposta do tradicional calendário Pirelli em 2017. Se a última edição já surpreendeu por tirar as modelos em poses sensuais e investir em mulheres reais com roupas, desta vez o fotógrafo Peter Lindbergh apostou na naturalidade. Com isso, ele passa a mensagem de que “a beleza é mais do que a publicidade oferece”, conforme falou em entrevista.
Para o profissional, o mercado atual mostra um único tipo de beleza, baseado essencialmente na juventude e na perfeição, com o objetivo de levar as pessoas a consumir. “Mas esta ideia de beleza não tem nada a ver com o mundo real ou com a mulher”, defendeu.
Beleza natural no calendário Pirelli
Algumas das atrizes mais prestigiadas de Hollywood expondo suas marcas, rugas e manchas comuns à maioria das mulheres. Em um momento marcado pelo uso indiscriminado de recursos como o photoshop, o ensaio ousou ao mostrar que a beleza feminina está também nas pequenas imperfeições. “Numa época em que as mulheres são representadas na mídia como embaixadoras da perfeição e da juventude, pensei que seria importante lembrar às pessoas de que existe uma beleza diferente, mais verdadeira, e não manipulada por qualquer tipo de interesse. Uma beleza que mostra individualidade, coragem de ser você mesmo, e sua própria sensibilidade. Essa é minha definição de mulher hoje”, explicou o fotógrafo.
E assim, naturalmente belas, aparecem as atrizes Kate Winslet, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Ziyi Zhang, Helen Mirren, Alicia Vikander, Robin Wright, Léa Seydoux, Rooney Mara, Julianne Moore, Uma Thurman, Charlotte Rampling, Lupita Nyong’o, Jessica Chastain e Anastasia Ignatova.
Para Peter Lindbergh, as mulheres fotografadas para o calendário estão “mais nuas do que se estivessem despidas”. E foi ideia do fotógrafo mostrar atrizes que foram importante em sua vida de uma outra forma e assim, “chegar o mais perto delas” para fazer as fotos. O objetivo foi alcançado, pelo que as próprias fotografadas relataram. Uma Thurman declarou ter sentindo como se estivesse em uma entrevista, mas com uma máquina fotográfica. Já Penelope Cruz confessou que a experiência foi semelhante a de ter alguém “a olhar para a sua alma”.
No lançamento da campanha, que aconteceu hoje em Paris, a atriz Helen Mirren esteve presente e falou da importância da iniciativa: “O calendário desse ano está ajudando a educar os olhos para a beleza. E isso é maravilhoso!”.
Nicole Kidman também marcou presença e reforçou o apoio para mostrarem mais mulheres ao natural. “Estamos abandonando esse vício de retoques. Meu marido diz que adora quando estou mais ao natural. Diz que fico mais bonita”, disse a atriz australiana, que é embaixadora do UNU pelos direitos da mulher.
E o que você acha da proposta de mostrar a beleza natural da mulher em campanhas de moda e revistas? Para saber mais sobre beleza, não deixe de acompanhar o nosso site.