Problemas na coluna não são um incômodo que a atinge unicamente as pessoas mais velhas. É cada vez mais frequente a queixa de crianças com dores nas costas, causadas, principalmente, por má postura e sobrecarga de materiais escolares. Segundo estudos, cerca de 60% dos meninos e 70% das meninas já sofreram com dores nas costas, antes mesmo dos 15 anos.
Causas dos problemas na coluna
Segundo o fisioterapeuta e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro, o peso das mochilas escolares é um fator de risco determinante para os problemas na coluna durante a infância, que incluem lesões na região cervical, torácica, lombar e no ombro. Para evitar essa incidência, o especialista acredita que a primeira medida deve ser o cuidado com o peso dessas bolsas. “A mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. O excedente faz com que a criança projete o tronco para frente. Com isso, os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar a bolsa”, explica. O resultado dessa sobrecarga é o surgimento de uma fadiga nos músculos lombares, o que acarreta em dores na região.
Outro fator de risco a ser considerado é a obesidade infantil. Isso porque, segundo o fisioterapeuta, o acúmulo de gordura na região lombar influencia a postura, além de sobrecarregar a coluna. Por outro lado, o excesso de atividades físicas também é uma casa da doença, devido à sobrecarga que a coluna pode vir a sofrer.
Como prevenir problemas na coluna entre as crianças
Para evitar essas dores precoces nas crianças, o recomendado é que haja uma prevenção, inserindo hábitos saudáveis no dia a dia dos pequenos.
Uma das orientações, segundo o fisioterapeuta, é em relação ao uso de celulares e notebooks, em posições adequadas. “Normalmente, ao usar esses aparelhos, a pessoa fica com a cabeça inclinada para baixo. Isso pode causar desvio de coluna, desgaste do disco que fica entre as vértebras e ainda contribuir para o aparecimento de uma hérnia”, enumera o médico. Por essa razão, o indicado é acessar o celular sempre na altura dos olhos, sendo que um braço deve estar cruzado dando o devido aporte para o outro braço. Isso evita a sobrecarga da musculatura cervical. Além disso, é recomendado realizar pausas a cada hora para relaxar a postura.
Algumas orientações passadas dos pais aos filhos, desde os primeiros anos de vida, também podem ajudar nesta prevenção. Uma dica simples é que ao pegar algo no chão, deve-se dobrar os joelhos e não as costas. Outro hábito que faz diferença na manutenção da saúde infantil é que, ao sentar, a coluna tem de ficar reta e as coxas paralelas ao chão.
Como aliviar as dores
Em casos de dores nas costas por causa muscular, é comum que os especialistas receitem compressas quentes, relaxantes musculares e analgésicos. Além disso, podem indicar também exercícios para alongar e fortalecer os músculos, com acompanhamento de um fisioterapeuta.
Para evitar agravamentos de problemas na coluna nas crianças, consulte sempre o pediatra. Para saber mais dicas sobre clínica geral, não deixe de acompanhar o nosso site!