Beleza > Maquiagem

Batom como sombra? Confira os efeitos mágicos do novo coringa da make

Por Debora Stevaux 06/04/2018

Nunca a maquiagem foi usada com tanta versatilidade: depois do glitter, queridinho do Carnaval e de outras tantas ocasiões, usado de várias formas incrementadas no rosto dos foliões, a nova paixão passou a ser o batom como sombra. Além de durar muito mais, a textura do produto deixa as pálpebras ainda mais preenchidas – por vezes até com um acabamento mais denso do que a própria sombra, por incrível que pareça.

Leia mais: Marca de maquiagem brasileira lança linha desenvolvida para malhar

Além de durar mais, usar o batom como sombra deixa as pálpebras mais preenchidas, com acabamento mais denso. O preferido continua sendo o batom vermelho! (Foto: iStock)

Como toda e qualquer tendência, a aplicação primeiro fez sucesso nas passarelas, juntamente com o estilo minimal da make, que está longe de seguir os padrões da pele toda coberta. O batom vermelho é o que tem feito mais sucesso, mas você pode usar qualquer outra cor que preferir, como rosa bordô, azul e até mesmo preto. Blogueiras da área e youtubers também têm apontado para outra vantagem do tipo avermelhado: em menor quantidade, ele também pode ser usado como blush.

Veja também: 5 formas de usar glitter na maquiagem de Ano Novo

Algumas meninas, inclusive, apostam em usá-lo como ‘base’ para uma sombra mais fininha, brilhante, essa é uma das formas de realçar a maquiagem. Já outras preferem um visual mais agressivo, espalhando de forma não tão regular pelas pálpebras, seguindo o estilo meio gótico e grunge da atriz e cantora francesa Soko.

https://www.instagram.com/p/BbHlH6Ghy_z/?taken-by=sokothecat

Porém, é muito importante que seja feito um teste de alergia antes de aplicar o batom nos olhos, pois alguns pigmentos podem irritar e até desencadear crises graves em contato com as pálpebras, que são formadas por um tecido diferente da boca. Outra dica importante é perguntar em lojas de maquiagem se aquele batom pode ser usado também nos olhos.

É praticamente impossível saber se a aplicação causará algum tipo de alergia, pois as pessoas podem desenvolvê-la arbitrariamente, mesmo que já tenham feito testes alérgicos anteriormente que tenham apresentado um resultado negativo. Nunca se esqueça de retirar toda a maquiagem com a ajuda de um pedaço de algodão e demaquilante antes de dormir.

Confira abaixo um vídeo que explica o passo a passo do uso do batom como sombra e deixe a criatividade tomar conta da sua make: