Bem-Estar > Qualidade de vida

4 motivos para comprar em brechós online ou físicos

Por Debora Stevaux 12/09/2018

Foi-se o tempo em que as pessoas achavam que comprar em brechós era sinônimo de ter produtos velhos, fora de moda ou sem qualidade. Hoje, esses tipos de estabelecimentos contam com peças únicas, impecáveis e, em alguns casos, até de grife. Outro aspecto que tem favorecido, cada vez mais, a procura por produtos ‘de segunda mão’ é o interesse por parte do público por alternativas de consumo sustentável.

Além de fazer uma escolha consciente e sustentável, você acaba gastando menos e comprando peças únicas em brechós. (Foto: iStock)

Segundo dados divulgados em 2013 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 10,8 mil pequenas empresas brasileiras vendiam produtos usados. Em 2015, esse número saltou para 13,2 mil – o que representa um crescimento de 22%. Seja físico ou online, comprar roupas em brechós implica em vários benefícios. Confira alguns deles abaixo:

https://fortissima.com.br/2015/12/17/brecho-de-luxo-pecas-usadas-ganham-espaco-em-venda-online-14712657/

4 motivos para comprar em brechós

  • Você compra roupas exclusivas

Se você já passou por aquela situação não tão agradável de ir em um aniversário, festa ou qualquer outro lugar e se deparar com uma pessoa vestida exatamente igualzinha a você, não se preocupe, comprar em brechós reduz significativamente as chances disso acontecer novamente. Brechós vintage apresentam roupas exclusivas e, geralmente, raras. Pense que você também irá adquirir uma nova peça que já tem uma história, principalmente se ela foi feita há muito tempo. Uma oportunidade maravilhosa para ressignificá-la e criar novas m  emórias afetivas. Bonito isso, né?

  • Você fortalece o consumo sustentável

Sabia que, para produzir uma calça jeans, são gastos 11 mil litros de água? Por isso, o ato de comprar peças que já existem implica numa responsabilidade sustentável e num consumo consciente. Isso porque a roupa que já existe não será descartada no lixo e uma nova não precisará ser feita para suprir a sua compra. Algumas marcas de fast fashion, inclusive, montam sua linha de produção com pessoas que trabalham em péssimas condições ou até mesmo análogas à escravatura.

https://fortissima.com.br/2015/07/09/preste-atencao-nos-detalhes-na-hora-de-comprar-em-brecho-14702468/

  • Você ajuda a cena local de microempreendedores

Ao invés de compactuar com a ideologia de grandes marcas que explora a mão-de-obra das grandes confecções e dar grana para grandes marcas, comprar em brechós acaba por fortalecer o microempreendedor, além de ajudar o planeta, é claro. E ainda existe o fato de que você pode apoiar uma pessoa que está começando na sua empreitada de brechó  – seja ele online ou físico. Por isso, procure no seu bairro e veja se há lojinhas desse tipo por perto!

  • Você economiza

O preço das roupas também é um diferencial – e tanto – na hora de escolher comprar em brechós. Normalmente, as peças são muito mais baratas do que se você fosse comprar uma roupa nova. Se você for comprar em brechós online, preste atenção na qualidade dos produtos, caso for em uma loja física, sempre experimente para não ter surpresas negativas.

https://fortissima.com.br/2014/10/17/brecho-infantil-e-opcao-para-acompanhar-crescimento-filho-com-economia-14657656/