Amor e Sexo > Relacionamento

Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?

Por Francine Costanti 03/04/2019

Uma relação que envolva sexo casual pode funcionar muito bem quando todos os envolvidos estão de acordo com isso. Mas, se somente uma das partes espera algo mais, a frustração é certa.

A psicóloga e terapeuta sexual Fátima Protti explica que o sexo casual é uma tendência cada vez maior no mundo dos relacionamentos. “Isso acontece por vários aspectos, mas principalmente porque muitas pessoas, homens e mulheres, estão se libertando de seus preconceitos e tabus em relação ao sexo”.

Mas nem todo mundo pensa assim – e é comum que, depois de curtir bons momentos com alguém, a pessoa passe a se envolver emocionalmente e comece a desejar um relacionamento mais profundo. O que fazer então?

Sinais de que alguém só quer sexo casual

Sexo melhora com o tempo

Ele(a) não ligou no dia seguinte? Pode ser que não haja intenção de relacionamento sério. Foto: iStock.

O primeiro passo é entender a sua situação. Fátima lista alguns sinais que podem indicar que seu parceiro ou parceira não está interessado em compromisso:

Aplicativos de encontros: Apesar de também contar com pessoas buscando um relacionamento sério, o grande público desses aplicativos é composto por quem deseja apenas sexo.

Conversas eróticas: quando o papo gira somente em torno de assuntos eróticos é sinal de que a pessoa só está a fim de transar.

Sexo melhora com o tempo? Descubra!

Não liga no dia seguinte: A pessoa ficou com você numa noite e no dia seguinte não rolou aquela mensagem fofa? Não significa que ela não gostou, apenas que não quer romantizar o acontecimento e só está interessada em algo casual. O que pode acontecer é que, passados alguns dias – ou semanas – você pode ser surpreendido com a frase “oi, sumida”. Em ambos os casos, é só sexo!

Foge de assuntos pessoais:  Não existe o interesse em conhecer e conversar sobre gostos, projetos de vida e outros aspectos da vida pessoal. Geralmente, quem não está aberto a um relacionamento evita intimidade e não pretende te conhecer mais profundamente.

Sempre prefere os amigos: Você chama a pessoa para ver um filme em casa, ir ao cinema ou jantar e ela sempre prefere o churrasco com os amigos? Só quer sexo!

Sem programas a dois: As pessoas que só querem transar não gastam tempo com programas como ida ao cinema, teatro ou até mesmo um jantar. Para elas, o encontro tem um único objetivo – e quanto mais rápido alcançá-lo, melhor.

Convites em cima da hora: Isso em geral sinaliza que o encontro anterior da pessoa foi desmarcado e ela convidou a próxima da lista para não perder a transa.

Offline aos fins de semana: Bateu uma vontade de chamar a pessoa para fazer algo no fim de semana, você manda mensagem com um convite e a resposta só chega na segunda-feira? Além de não querer nada sério, a pessoa está em outra vibe, fazendo as coisas dela – e não está pensando em você. Esqueça!  

Não dorme junto com você: Rolou um encontro muito legal, mas ele já está apressado procurando as roupas para ir embora? É só sexo. Isso acontece porque pessoas que não querem compromisso evitam intimidade ao máximo. E vamos concordar que dormir junto é um passo muito grande quando ainda não existe nenhum laço romântico.

Como lidar com a situação?

A psicóloga dá dicas de como passar pelo dilema de forma mais tranquila e prática para evitar sofrimentos: “Nada melhor do que boas conversas para tentar entender as intenções da pessoa. Caso perceba que esse alguém só quer sexo casual e você quer algo diferente, dispense de forma clara e objetiva ou simplesmente não retome o contato. Porém, se você está disposta a ter um momento de prazer sexual, siga em frente. Criar outras expectativas sobre esse tipo de encontro só causará frustrações”, orienta.

Conheça os 4 melhores sites de relacionamento para conseguir sexo casual

No final de tudo, poderá haver tristeza, mas também fica a sensação de que você aproveitou os momentos de diversão. Experiências, positivas ou negativas, nos trazem vivências e aprendizados. Outras pessoas passarão pela sua vida e você, com certeza, vai saber lidar com mais facilidade. O melhor de tudo é que, com o tempo, você começa a refletir e perceber que aquela pessoa não era a ideal para estar ao seu lado – e vida que segue!