Bem-Estar > Qualidade de vida

10 alimentos nutritivos que precisam fazer parte da sua rotina

Por Francine Costanti 17/06/2019

É por meio da alimentação que provemos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção do nosso organismo. Por isso, é muito importante ter uma dieta adequada, variada e equilibrada para manter a saúde e o bem-estar.

Consultamos a Dra. Luana Romão, nutricionista da Clínica NutriCilla, para listar alguns alimentos nutritivos que podem ser incorporados facilmente ao seu dia a dia.

Arroz integral

O arroz integral oferece mais benefícios nutricionais do que o arroz branco por possuir maior quantidade de vitaminas do complexo B (que exercem diversas funções no organismo, como melhora da digestão e do funcionamento gastrointestinal), além de magnésio, que participa de reações enzimáticas e pode auxiliar na saúde cardiovascular e no controle da insulina. O arroz integral também possui mais fibras, que auxiliam no funcionamento adequado do intestino e no controle do colesterol.

Arroz integral melhora a digestão, o funcionamento gastrointestinal e controla a insulina. Foto: iStock

Feijão

Promove a regulação do intestino por conter fibras e, além do magnésio, contém potássio, que atua na regulação de água no organismo e nos músculos. “O arroz e o feijão no prato podem ser considerados uma combinação perfeita, pois com os dois juntos obtemos proteínas de alto valor biológico e baixo índice glicêmico. O que falta em um tem no outro e vice-versa”, explica a nutricionista.

Tomate

O maior destaque do tomate é por conta do licopeno, uma substância que dá a cor avermelhada ao fruto e que contém propriedades antioxidantes capazes de auxiliar na prevenção de diversas doenças, como o câncer e doenças cardiovasculares.

Frutas que ajudam a perder peso: saiba quais incluir na dieta

Abacate

Por conter gorduras consideradas “de boa qualidade”, o abacate também protege contra as doenças cardiovasculares, além de conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Também possui vitamina E e A, que promovem a saúde ocular e da pele.

Ovo

Assim como o abacate, o ovo também promove a saúde ocular e previne o envelhecimento precoce por conta da vitamina A. Possui também vitaminas do complexo B e zinco, que estimula o sistema imune e regula o apetite.

Espinafre

O espinafre possui boa quantidade de potássio, que atua nos músculos e também na regulação da pressão arterial. Também traz vitamina C e A, que lhe confere função antioxidante e de manutenção da saúde ocular, além de polifenóis, que têm papel importante na prevenção do câncer.

Limão

É rico em vitamina C e potássio, por isso possui propriedade antioxidante, melhora a imunidade e previne o envelhecimento precoce.

Descubra os benefícios de ingerir água com limão

Batata

Fonte de carboidrato, é um alimento que fornece energia para as atividades diárias. Também possui proteína e fibras.

Banana

Prática, saborosa e barata, a banana possui fibras, vitamina C, potássio e fósforo. Também auxilia na manutenção de uma pele saudável, na contração muscular e na regulação do intestino.

Gengibre

É rico em substâncias termogênicas, que ativam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura. Também é útil no combate ao enjoo, gases e indigestão e contém gingerol, substância com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo.