Amor e Sexo > Relacionamento

É paixão ou atração sexual? Saiba diferenciar os sentimentos

Por Francine Costanti 22/07/2019

Que a paixão e a atração sexual são sentimentos fortes todo mundo sabe! O problema é que algumas pessoas confundem um com outro, não sabem lidar com a situação e acabam criando expectativas erradas em relação a alguém. Mas como evitar ciladas e saber qual é o seu caso? 

Convidamos o psicólogo Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), para explicar as diferenças e dar dicas de como lidar com cada um desses sentimentos. 

amor-ou-paixão

Quando você entende a diferença entre os sentimentos, consegue distinguir melhor o que sente pelo outro. Foto: iStock

Qual é a diferença entre paixão e atração sexual? 

Dr. Yuri Busin: Tanto a paixão quanto a atração sexual (ou tesão) são sentimentos de desejo – a grande diferença entre eles é que a atração sexual está puramente ligada ao sexo. Já a paixão, além da parte sexual, possui relação direta de querer estar com a pessoa, de ficar próximo, ou seja, de se relacionar emocionalmente com essa pessoa. 

Como saber diferenciar os sentimentos?

Uma boa forma de fazer isso é tomando certa distância para refletir sobre o que você realmente sente por essa pessoa. Para isso, pergunte-se o que está desejando dela. A partir do momento que entendeu a diferença entre paixão e atração sexual, você conseguirá distinguir melhor o que sente pelo outro.

Como saber se o parceiro sente a mesma coisa?

Você dificilmente conseguirá descobrir isso em dois minutos, pois relacionamentos demandam tempo, conhecimento do outro e um bom conhecimento de si mesmo. Ter muita clareza do que você sente já é um primeiro passo. Tendo isso claro, converse com a pessoa para entender o que ela está esperando da relação. A comunicação será a chave para que se entendam e decidam o que desejam fazer a partir das novas informações.

A importância do beijo na boca antes, durante e depois do sexo

Os dois sentimentos são diferentes para homens e mulheres?

De forma alguma. Ao contrário do que muitos pensam, achando que homens podem ser mais frios nesse aspecto, para ambos os sexos os sentimentos são iguais. A permissão de sentir isso pode variar de pessoa para a pessoa, de história para história. Além disso, um sentimento não exclui o outro e eles podem ocorrer juntos ou em diferentes ordens.

Dá para evitar a paixão?

Por que evitar um sentimento bom? (Risos). Brincadeiras à parte, é importante você ter clareza do que realmente deseja. Existem pessoas que têm uma grande vontade de se relacionar e acabam se apaixonando por todos e se frustram constantemente. 

O problema aqui é que existe uma criação de expectativa sem realmente saber o que o outro deseja para si mesmo, por isso a comunicação entre o novo casal é um ponto chave. 

Caso você evite 100% das suas paixões pode se tornar alguém frio, que é o outro extremo. O ideal é buscar ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo e aprender a se proteger e principalmente conhecer mais a si mesmo.

Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?