Beleza > Bem-Estar

Descubra todos os benefícios do óleo de coco para a saúde

Por Francine Costanti 24/07/2019

O óleo de coco ganhou fama há alguns anos, quando passou a ser usado como substituto do óleo de cozinha convencional – já que, quando submetido a altas temperaturas, ele não perde suas características nutricionais. No entanto, os benefícios do óleo de coco vão muito além: com propriedades antioxidantes, antibacterianas, calmantes, desintoxicantes e hidratantes, sua ação se estende até mesmo para a pele e os cabelos. 

Quer saber mais? Leia o bate-papo do Fortíssima com a nutricionista Edvânia Soares, que conta mais sobre os benefícios do óleo de coco – mas ressalta que qualquer produto consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde!

Usar óleo de coco no rosto, para casos de dermatite e eczema, ajuda a suavizar o aspecto de vermelhidão e pele seca. Foto: iStock

Fortíssima: Quais são os principais benefícios do óleo de coco para a saúde?

Edvânia Soares: Ele possui diversos benefícios, pois é um alimento antioxidante, antibacteriano, calmante, desintoxicante e hidratante. Além disso, o óleo de coco é rico em ácido caprílico e ácido láurico, substâncias de ação antifúngica e termogênica que não estão presentes em óleos convencionais de consumo. 

É recomendado usá-lo para fritar alimentos? 

Sim: ele é considerado um óleo estável para cozinhar os alimentos, pois não perde suas características nutricionais quando submetido a altas temperaturas. Hoje já existe no mercado o óleo de coco sem o sabor do coco, que facilita ainda mais o consumo para diversificar as preparações. Mas vale dizer que a fritura não é a melhor opção para uma alimentação saudável – prefira preparações, assadas, cozidas, refogadas ou grelhadas. 

Aprenda a fazer óleo de coco em casa

O óleo de coco pode ser usado nos cabelos e na pele?

Nesses casos, o mais indicado é usar a gordura de coco com caráter cosmético, pois ela passa por etapas de purificação que garantem a segurança para uso na pele, cabelos, unhas e dentes. Quando ao óleo de coco, vale ressaltar que, por ser um produto totalmente natural, dificilmente irá ocasionar um processo alérgico ou tóxico, até mesmo pela carga antioxidante e desintoxicante do produto. Mas recomendo sempre procurar um dermatologista antes de aplicar qualquer composição na pele.

Em quais outras ocasiões se pode usar o óleo de coco?

Além dos diversos usos citados acima, ele pode ser utilizado em doenças de pele como dermatite e eczema. Nos dois casos, ajuda a suavizar o aspecto de vermelhidão e pele seca e tem ação calmante na área afetada. Ele também funciona muito bem para picadas de pernilongo, pois diminui o inchaço e o risco de infecção.

Pesquisas comprovam a eficácia do óleo de coco para perder peso

Se usado com exagero, ele pode trazer algum mal à saúde?

Todo e qualquer excesso se torna ruim, independentemente do produto ou alimento. O ideal é sempre consultar um profissional para fazer a indicação da forma de uso e da quantidade adequada. Lembrando que, no caso de dietas, é necessário um planejamento para que se tenha um aporte nutricional satisfatório.