Medicina Alternativa

Conheça os principais benefícios do chá de cavalinha

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

O chá de cavalinha é uma planta de tradição milenar, capaz de ajudar a combater um grande número de doenças. Esse seu poder medicinal inquestionável tem a ver com a quantidade de silício que a planta tem. Essa substância desempenha um papel importante no fortalecimento dos ossos. Por essa razão, o chá é um dos remédios caseiros sugeridos para o tratamento da osteoporose.

 

Saiba mais sobre o chá de cavalinha

 

Ele também é usado como um diurético e é um ingrediente comum em vários produtos cosméticos. Os antigos gregos, romanos e chineses usaram por muitos séculos o chá de cavalinha devido ao grande número de minerais e outros nutrientes que ele contém, como o manganês, cálcio, ferro, flavonoides, saponinas, taninos, alcaloides, ácidos graxos, fitoesterois, glicosídeos, ácidos fenólicos, ácido aconítico e sílica.

 

cha-de-cavalinha

Chá de cavalinha pode ser consumido, inalado ou aplicado na pele. Foto: iStock, Getty Images

A cavalinha é capaz de absorver minerais exclusivos da terra, como sílica, que não são encontradas em muitas outras plantas. Por isso, o seu chá pode ser usado para muitas funções e em vários remédios caseiros. Veja alguns deles.

 

Confira os principais benefícios do chá de cavalinha

 

Tratar furúnculos

A atividade antimicrobiana e anti-inflamatória da cavalinha atua na melhoria da inflamação e infecção causada pelos furúnculos. Uma compressa com o chá é usada para tirar a inflamação de furúnculos e feridas. Para fazer esta compressa, basta mergulhar um pedaço de pano limpo no chá e aplicá-lo no local. O uso de compressas quentes e frias com o chá, duas a três vezes por dia, ajuda a reduzir a inflamação e tirar o pus.

Tratar unhas quebradiças

A cavalinha contém minerais que ajudam a fortalecer as unhas fracas e quebradiças e aliminam manchas brancas. Para isso, basta mergulhar as unhas na infusão feita de cavalinha. Para prepará-la, coloque duas colheres de chá de ervas secas em uma xícara de água fervente por 10 minutos.

Deixe esfriar e mergulhe as unhas por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, seque as unhas e aplique uma mistura de partes iguais de suco de limão e azeite extra virgem. Envolva seus dedos com pano de algodão fino e deixe durante a noite. Repita este remédio por pelo menos três a quatro vezes por semana.

Tratar problemas respiratórios

O chá de cavalinha é conhecido por ser benéfico para tosse seca, bronquite, congestão nasal e febre, associadas a gripes e resfriados. A inalação do vapor do chá ajuda a aliviar a congestão nasal. Já um remédio para tosse, e outras condições respiratórias é beber o chá duas a três vezes ao dia. Se os sintomas duram mais de cinco dias, consulte o seu médico.

Tratar hemorroidas

A atividade anti-inflamatória da cavalinha pode aliviar a dor ou parar a hemorragia causada por hemorroidas. Basta beber uma xícara de chá antes de cada refeição. As fibras consumidas nas principais refeições minimizam o risco de constipação, que é considerada uma das principais causas das hemorroidas.

Tratar problemas de pele

Ao beber o chá de cavalinha, a sua propriedade anti-inflamatória e antioxidante atrasa o processo de envelhecimento por meio do fortalecimento dos tecidos conjuntivos, e ajuda a aliviar a pele inflamada e irritada. Para a acne, o chá de cavalinha gelado deve ser utilizado como um tônico, logo após a limpeza do rosto, todas as noites.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!