Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do assa peixe

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Facilmente encontrado tanto em beira de estradas quando em matos e florestas, o assa peixe que, devido à grande quantidade de alcaloides, glicosídeos, flavonoides e sais minerais que possui, é conhecida por suas propriedades medicinais.

Um fato curioso sobre a planta é que segundo alguns apicultores, o pólen retirado das suas flores produz um mel muito leve e muito saboroso, semelhante ao mel de laranjeira.

 

assa-peixe

Chá de assa peixe é usado para tratar problemas respiratórios. Foto: iStock, Getty Images

Mas são os seus componentes, citados acima, que diferencial o assa peixe de outras ervas. A planta tem potencial antigripal, diurético, antiasmático e expectorante, só para citar alguns. Seus benefícios estão presentes, principalmente, nas flores e raízes.

 

Benefícios do assa peixe para a saúde

 

Esta planta muitas vezes passa despercebida pelos nossos olhos. Apesar disso talvez seja uma das melhores ervas para tratar problemas respiratórios diversos, como asma, bronquite, gripes ou resfriados. O assa peixe também pode atuar como um anti-inflamatório e analgésico natural, ou seja, conseguindo reduzir a percepção do corpo à dor.

A planta também faz parte do grupo que regula as taxas de pressão arterial. Isso porque o seu extrato hidroalcoólico é um agente vasodilatador, rico em sais minerais. Com isso, há uma melhora na saúde circulatória e, consequentemente, benefícios para o bom funcionamento do coração.

Como se isso tudo não fosse o suficiente, essa erva medicinal pode ajudar a aliviar dores musculares, mesmo aquelas que estão ligadas ao reumatismo e outras doenças relacionadas. Devido ao seu poder diurético, ele é importante no tratamento cálculos nos rins, hemorroidas e infecções no útero. O assa peixe também é usado para tratar vários tipos de infecções na pele, em contusões e até no tratamento da diabetes.

 

Como usar o assa peixe

 

Para usar o assa peixe como um remédio caseiro, existem muitas opções. O uso ideal vai depender de quais são as reais causas. O chá da planta é uma ótima maneira de acabar com problemas respiratórios, renais e infecções, obtendo suas funções diuréticas.

Para prepará-lo, basta colocar algumas folhas da planta em água e fervê-las durante 10 minutos. Espere a mistura ficar em temperatura ambiente e consuma de duas a três vezes por dia. Para potencializar este remédio caseiro para gripes, resfriados e quaisquer outras condições que prejudiquem o trato respiratório, coloque algumas colheres de mel para adoçar.

Para tratar problemas de pele, basta fazer a mesma infusão de assa peixe em água, mergulhar algumas compressas limpas e aplicar nas áreas afetadas. Lembre-se de aplicar este método caseiro sempre que o chá estiver frio – caso contrário ele pode causar algum tipo de desconforto.

Já o xarope feito com a erva é usado para tratar gripes e doenças relacionadas, e pode ser feito com duas folhas picadas em uma xícara de água. Deixe a mistura ferver por alguns minutos, depois coe e adicione duas xícaras de mel, guardando o xarope em um vidro com tampa. Um adulto pode usar uma colher de sopa desde xarope, pelo menos duas vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!