O açafrão normalmente é um tempero associado à alta gastronomia, mas a verdade é que ele é também um remédio natural bastante antigo e valioso. Tanto que, em épocas longínquas, era moeda de troca e tinha valor quase que equivalente ao do ouro.
Saiba mais sobre o açafrão
Existem diversas formas de consumir esse ingrediente, sendo possível condimentar comidas e saladas, tê-lo em líquido ou cápsulas e até mesmo preparar infusões frias ou quentes, inclusive adicionando outras ervas e especiarias.
Dentre as substâncias que compõem o açafrão, ganham destaque os potentes antioxidantes, bem como os interessantes níveis de vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina e vitamina C. Além disso, essa especiaria é considerada muito útil para atletas de alto rendimento, pois acredita-se que ela alivia a fadiga e a inflamação muscular.
No entanto, existem diversos outros benefícios medicinais associados ao tempero. Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Confira abaixo.
Benefícios medicinais do açafrão
Digestão
O açafrão é um potente remédio natural no auxílio da digestão, pois possui componentes aromáticos e amargos que estimulam o sistema digestivo e aumentam a secreção salivar e gástrica. Além disso, o ingrediente contém crocetina, um componente que estimula a produção de bile e a deixa mais fluida, o que traz benefícios ao processo digestivo como um todo e previne o aparecimento de pedras na vesícula.
Não bastasse tudo isso, essa planta também é bastante valiosa para o fígado, já que protege o órgão contra lesões produzidas pelas toxinas que são ingeridas quando consumidos alimentos em má conservação. Para aqueles que desejam obter todos esses benefícios, o recomendável é consumir aproximadamente 0,5 g da especiaria, todos os dias, antes das refeições.
Memória
O extrato de açafrão contém, além de, crocetina, a crocina. As duas substâncias são capazes de melhorar sensivelmente a memória e as habilidades cognitivas das pessoas – propriedades já documentadas em diversos estudos.
Essa especiaria ainda contém propriedades antioxidantes que protegem o cérebro do estresse, o que também beneficia a memória. Existem indícios, inclusive, de que o açafrão possa ser bastante valioso para o tratamento de doenças como o Parkinson e Alzheimer. Recomenda-se, para essa finalidade, cozinhar uma mistura de 0,5 g do tempero com 200 ml de água, ingerindo aproximadamente dois copos por dia.
Problemas cardiovasculares
Em razão de suas propriedades antioxidantes, essa especiaria é indicada para aqueles que desejam prevenir doenças cardiovasculares – estudos e pesquisas indicam que, nas regiões em que há consumo regular do tempero, há menor incidência desse tipo de patologia. Além disso, a crocetina presente no ingrediente auxilia na redução do colesterol, o que também é importante para a prevenção de doenças cardíacas.
Câncer
Betacarotenos e flavonoides são substâncias presentes no açafrão que auxiliam a retardar o crescimento de tumores, aumentando a expectativa de vida.
Insônia
Embora ainda não haja uma pesquisa conclusiva nesse sentido, alguns estudos indicam que a especiaria é um sedativo bastante suave, e por isso é boa alternativa para aqueles casos de insônia não tão severa.
Gengivas
Caso você sofra de gengivite, uma massagem feita com o tempero ajudará a reduzir a dor e a inflamação na boca e na língua.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!