Muitas pessoas, inclusive mulheres, não sabem o que é fecundação. A vida é composta de grandes espetáculos que ocorrem a todo momento. O primeiro e talvez mais importante acontece no momento em que o ovócito secundário (gameta feminino) encontra o espermatozoide (gameta masculino).
Entenda o que é fecundação e o que acontece nesse momento interessante da reprodução humana.
Saiba o que é fecundação
A fecundação é o exato momento em que o ovócito secundário e o espermatozoide se unem. Esse encontro acontece na tuba uterina. Porém, para entender o que é fecundação, é preciso saber que existe um processo biológico e hormonal intenso.
1. A fecundação tem data para acontecer
Mesmo que a mulher tenha relações sexuais todos os dias, a fecundação só acontece no período fértil. Ou seja, durante a ovulação. Em um ciclo menstrual de 28 dias, ocorre no chamado “dia 14” e dura, em média, três dias.
Já para os homens, todos os dias podem ser um novo dia para fecundar, uma vez que o corpo masculino produz diariamente milhões de espermatozoides.
2. Milhões de espermatozoide concorrentes
O número é abismal. Durante o sexo, o homem pode liberar 350 milhões de espermatozoides. Todos têm o mesmo objetivo: chegar até o gameta feminino.
Segundo um estudo de 2011 realizado na Universidade da Califórnia, os espermatozoides são guiados até o óvulo, junto com a atração química, por uma corrente elétrica. No final do trajeto, apenas um consegue cumprir a missão e entrar no gameta.
3. Depois do primeiro espermatozoide, ninguém mais entra
Quando um espermatozoide consegue atingir o seu objetivo e finalmente fazer parte de o que é fecundação, as proteínas da membrana plasmática dele se unem ao gameta feminino. Essa junção impede que novos se aproximem.
Nesse momento, o espermatozoide vencedor da maratona perde a cauda que o ajudou a nadar até o ovócito, já que ela não tem mais funções. Os 46 cromossomos se fundem, sendo 23 da mãe e 23 do pai.
O que é fecundação: sintomas
Após o corpo descobrir o que é fecundação por meio de todo esse processo, começa a viagem do óvulo fecundado para o interior do útero. Lá ocorre a nidação, que é quando o óvulo se adere ao endométrio (as paredes uterinas internas). Isso pode demorar cerca de quatro a 15 dias depois da fecundação.
O corpo começa a liberar o hormônio HCG, o qual entra na corrente sanguínea e possibilita que a gravidez seja diagnosticada por meio dos exames de sangue e urina.
1. Os sintomas são de gravidez
O hormônio HCG tem diversas funções e uma delas é evitar nova ovulação, uma vez que essa não é necessária. Também é responsável pelos sintomas da fecundação. Enjoo, cólica, tontura, queda da pressão arterial e de temperatura e aumento da sensibilidade nos seios podem ocorrer na maioria dos casos.
2. Existe um sangramento diferente de menstruação
Nesse período, é comum que a mulher tenha sangramento. Isso porque o útero está recebendo o óvulo fecundado. Porém, é bem menos intenso que a menstruação, podendo durar de algumas horas até três dias. A consistência é aquosa e a cor um pouco mais escura.
Depois de tudo isso, com o passar dos dias, graças as divisões celulares, o óvulo fecundado vira feto e tem se inicio a gestação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!