Tenho visto muitas campanhas publicitárias de marcas famosas que utilizam dos mais diversos métodos para mostrar para os pacientes a necessidade de ter os cuidados devidos com a higiene bucal. O que tem acontecido muito no Brasil é a utilização de máquinas que testam o hálito do paciente para saber se o mesmo está com algum problema que possa lhe causar algum problema bucal como a halitose. Uma das máquinas utilizadas é a Oralchroma que tem um sistema muito simples e extremamente útil de teste da halitose. De acordo com os fornecedores:
“A causa primária da halitose é o metabolismo microbiano e alguns casos de mau hálito parecem estar relacionados com a doença periodontal. Além de provocar o mau hálito,produtos como os sulfureto de hidrogênio e metil mercaptano são tóxicos e podem causar problemas gengivais.
O que é o Oralchroma de acordo com os fornecedores do produto?
O OralChroma é um cromatógrafo a gás portátil. O produto é amplamente utilizado em consultórios odontológicos, departamentos universitários de odontologia e instituições de ensino médico, empresas de engenharia ambiental, empresas farmacêuticas, e empresas de confeitaria.
O OralChroma mede os compostos voláteis de enxofre, sulfeto de hidrogênio, metil mercaptana e dimetil sulfeto um importante fator causador de halitose e exibe cada concentração de gás. Medindo cada componente, pode-se identificar a causa da halitose, um dos principais sintomas da doença periodontal, e para verificar a eficácia do tratamento, mas também permite que o paciente possa ver os processos de tratamento e resultados. O produto motiva os pacientes a tratar halitose.
O OralChroma é um cromatógrafo a gás portátil que oferece menor custo, maior desempenho e operações mais amigáveis do que cromatógrafos a gás convencionais por limitar os gases alvo de três tipos.
Além dos princípios básicos descritos anteriormente, a configuração do sistema é dedicado para medições de halitose e o uso de grandes componentes modulares permite medições precisas sem a necessidade de conhecimento ou habilidade especial ao contrário cromatógrafos de gás convencionais.”
Com isso, você pode conhecer um pouco melhor o sistema do Oralchroma e vai ter o que conversar com os dentistas que vão fazer o teste de halitose em você. O mais importante desses testes é mostrar para o paciente a presença dessas alterações e além disso, verificar o que está causando e as possibilidades de tratamento.
Temos que agregar todo o possível na promoção de saúde bucal e equipamentos como esse são sempre bem vindos. Isso deveria ser promovido pelo sistema público e não por empresas particulares mas enquanto o governo não acorda, vamos em frente.