Saúde Mental

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos: Assuma o controle dos seus sintomas

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

autismo-adulto-homem-aprendizado-20120201-size-598

O lado positivo do TDAH em adultos

O TDAH definitivamente tem suas desvantagens. Mas alguns sintomas podem ter benefícios inesperados.

Os mesmos incluem “resolução de problemas, criatividade, ser espontâneo, ser um bom tomador de riscos, e ter a coragem de seguir a sua intuição”, afirma a instrutora de TDAH, Nancy Ratey, EdM.

Para determinadas pessoas, “os sintomas podem ser traduzidos em fatores positivos”, diz Abigail Levrini, PhD. Ela é diretora do Psych Ed Coaches, que presta serviços para as pessoas com TDAH na Virgínia.

Aqui estão alguns exemplos, de acordo com Levrini:

Energia. Uma maneira de descrever a hiperatividade é “alta energia”. Se você tem uma carreira na qual a energia é importante, como atleta ou ator, esse pode ser um diferencial. O desafio é aproveitar essa energia, em vez de deixá-la dispersar a sua atenção.

Concentre-se nos detalhes. Pessoas que têm dificuldade para prestar atenção a aspectos que consideram maçantes podem concentrar muita atenção em coisas que consideram atraentes. Consequentemente, eles podem capturar detalhes que outras pessoas deixam passar.

Desfrute o presente. Ser impulsivo “é, basicamente, viver o momento e não pensar muito longe sobre o futuro, algo do qual muitos de nós também poderiam se beneficiar”, diz Levrini.

Claro, isso é arriscado se for longe demais. O comportamento impulsivo pode criar muitos problemas quando as consequências aparecem. Assim, com esse sintoma particular, é uma questão de administrar esses impulsos para não colocá-lo em risco ou complicar a sua vida.

Desenvolva seus talentos

Encontrar um equilíbrio entre incentivar seus talentos e gerenciar seu TDAH. Veja como fazer isso:

Trabalhe com um especialista em TDAH. Um terapeuta ou instrutor, que se concentra em TDAH pode ajudá-lo a encontrar mais sucesso na vida.

Stephanie Sarkis, PhD, é uma psicoterapeuta especializada em TDAH. Ela sugere que você:

  • Faça avaliações que destacam seus pontos fortes e fracos.
  • Saiba como controlar o comportamento hiperativo e desatenção. Isso libera tempo e energia para melhorar seus talentos.
  • Defina metas para mudar seus padrões de pensamento e comportamentos.

Coloque-se no ambiente certo. Muitas pessoas passam a vida como um prego redondo tentando entrar em buracos quadrados, diz Levrini. Essa não é a maneira de permitir que seus talentos naturais floresçam.

Se você está trabalhando ou na faculdade, descubra como aprende melhor. Se você é um aprendiz visual, revise as novas informações em fichas resumo. Se você aprende pelo toque, procure dominar as novas habilidades adotando uma abordagem prática, diz ela.

Se você está pensando em um novo emprego ou carreira, analise as opções que lhe interessam e combine suas habilidades, afirma o psicólogo Ari Tuckman, PsyD da Pensilvânia. Procure escolher uma carreira que corresponda aos seus interesses e pontos fortes, isso ajudará a garantir que seus talentos naturais o levem ao sucesso. A orientação de um terapeuta ou instrutor de TDAH pode ajudar a levá-lo para o caminho certo.

Ratey afirma que conhece muitas pessoas com TDAH que utilizaram suas capacidades de resolução de problemas e naturezas de assunção de riscos para iniciar empresas de sucesso. Começar um negócio é um grande compromisso, então você precisa canalizar a sua atenção e energia para apoiá-lo.

Procure tratamento. Se você foi diagnosticado com TDAH, ou se acha que pode ter esse transtorno, fale com o seu médico sobre o tratamento que você precisa. Isso pode incluir medicação e aconselhamento.

“Quando você não recebe tratamento para o TDAH, é realmente difícil atingir o seu potencial”, diz Sarkis. “Quando as pessoas recebem tratamento eficaz, são capazes de atingir ainda mais o seu potencial, e são capazes de se concentrar nesses aspectos positivos”.


Sites parceiros