Os últimos anos não estão fáceis para o bolso dos brasileiros. O cenário de crise política e econômica reflete diretamente nos gastos fixos das famílias, de modo que o nível de endividamento aumenta. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 54,7 milhões de brasileiros já estavam endividados no início de 2015.
Mas será que é possível reverter esse quadro? De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, o primeiro passo é reconhecer que tipo de endividado você é. “Há os conscientes, inconscientes e inadimplentes”, aponta.
Os endividados conscientes são aqueles que compram algo parcelado, mas sabem que o valor das parcelas cabe no seu orçamento. Já o inconsciente é aquele que gasta sem muito planejamento e, muitas vezes, é pego de surpresa quando a fatura do cartão chega.
O inadimplente, por sua vez, é aquele não consegue bancar suas contas. Paga o mínimo do cartão de crédito, tem serviços cortados por falta de pagamento e fica com o nome sujo, sem perspectiva de mudança.
E você, sabe qual é o seu nível de endividamento? O teste a seguir ajuda você a descobrir:
E aí, descobriu o seu nível de endividamento? Conte para a gente! O próximo passo é controlar melhor as finanças.