Guia do Sono > Saúde

As consequências de dormir mal: porque você deve ter uma boa noite de sono

Por Pedro Katchborian 15/12/2017

Dormir mal afeta muito mais do que o seu sono no dia seguinte. Diversos estudos mostram que as consequências de não ter uma noite bem dormida podem afetar a saúde em diferentes aspectos.

E um estudo já mostrou que nós, brasileiros, não dormimos bem. Feita pela Universidade de Michigan, a pesquisa mostrou que dormimos 7 horas 24 minutos por noite, contra 8 horas e 12 minutos dos holandeses — os que dormem mais no mundo.

Dormir mal é mais prejudicial do que parece. Foto: iStock

As consequências de dormir mal

Dormir mal afeta tudo — do coração ao humor. O Allure fez uma lista interessante mostrando alguns dos riscos da privação do sono. Entenda como o sono pode estar afetando várias esferas da sua vida e veja as principais consequências de dormir poucas horas.

1) Dormir mal afeta o coração

Estudos mostraram que a chance de quem dorme menos de 6 horas de ter um infarto é quatro vezes maior se comparado a quem dorme de 7 a 8 horas. Quando não dormimos o suficiente, a saúde cardiovascular pode piorar consideravelmente.

Quando dormimos, entra em ação o recém-descoberto sistema glinfático, que é o mecanismo de limpeza que remove o acúmulo de subprodutos tóxicos nas nossas células.

2) Dormir mal afeta o cérebro

Uma outra pesquisa apresentada pelo AsapScience mostrou que quem dorme seis horas por dia por cerca de duas semanas pode tomar decisões como se estivesse bêbado. Isso mesmo! Um outro estudo, de janeiro de 2016, comprovou que médicos que não tiram cochilos de pelo menos uma hora em plantões de 24 e 36 horas tomam decisões clínicas mais arriscadas.

3) Dormir mal afeta a pele

Melhor tentar dormir melhor se você pretende ter uma pele jovem. Um estudo de 2013 conduzido pela University Hospital of Cleveland achou uma correlação entre a privação do sono e o envelhecimento da pele. Além das descobertas da pesquisa, também há preocupação de que algumas doenças de pele possam ter seus sintomas piorados pela falta de sono a longo prazo, como psoríase e dermatite.

4) Dormir mal afeta o humor

Talvez seja a mais óbvia: dormir mal pode te deixar muito irritado e estressado. A questão é que o sono desregulado pode ir além de uma simples irritação: a longo prazo, a privação do sono pode causar problemas graves como depressão e ansiedade. Infelizmente, nem sempre é possível “tirar o sono atrasado”. O AsapScience mostra que, a longo prazo, os danos da privação do sono podem ser irreparáveis.

5) Dormir mal afeta quem quer emagrecer

Quer começar uma dieta? Comece dormindo bem. Uma pesquisa recente da Universidade de Chicago descobriu que tanto a maconha quanto não dormir o suficiente ativam os endocanabinóides do corpo, que fazem as pessoas comerem mais do que deveriam mesmo quando não estão com fome — a popular “larica” ou “gula”. O pior é que a tendência é procurar comidas gordurosas ou frituras.

6) Dormir mal afeta o seu sistema imunológico

Dormir mal afeta o seu sistema imunológico. Isso significa que, quando algo literalmente tira o seu sono, as chances de você ficar doente são mais altas.