Saúde Mental

Como identificar um mentiroso compulsivo

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

images

Não é fácil identificar os sintomas de um mentiroso compulsivo, porque as mentiras são na sua maioria muito sutis serem facilmente notadas ou são muito bem contadas. Com o passar do tempo, porém, as pessoas que convivem com um mentiroso compulsivo são capazes de identificar alguns sintomas. Os sintomas são os seguintes:

  • Toda e qualquer coisa

Mentirosos compulsivos mentir sobre qualquer coisa, mesmo sobre fatos aparentemente insignificantes, como o que eles comeram no almoço ou o seu refrigerante preferido.

  • Necessidade de atenção

Há certas pessoas que precisam ser o centro das atenções onde quer que estejam. A fim de manter sua popularidade em alta, logo começam a construir uma imagem de si através de mentiras mais leves. Essas mentiras rapidamente se tornam parte de suas personalidades.

  • Contador de histórias

Eles precisam sentir superiores aos demais e, a fim de conseguir isso, eles contam histórias de sua bravura, popularidade e grandes feitos. Eles compõem essas grandes histórias sobre si mesmos, mas correm o risco de perder seu encanto quando a verdade vem a tona. Por exemplo, alguém diz ter participado uma luta sangrenta com um valentão, quando na verdade ele é conhecido por ficar com medo ou desmaiar ao ver sangue.

  • Encobrindo

Quando um mentiroso compulsivo fica preso em sua teia de mentiras, ele vai inventar uma outra história sobre como ele é falsamente acusado.  É tudo uma bola de neve.

  • Mesma história, personagens diferentes

A fim de manter sua “vida grandiosa” aos olhos dos outros, eles têm de adotar o plágio como uma parte integrante do seu comportamento. Ao contar uma mentira após a outra, eles podem não perceber que eles disseram a mesma mentira pra a mesma pessoa mais de uma vez. Cada vez que ele conta a mesma mentira, o conceito básico permanece o mesmo, apenas os personagens, local e data da ocorrência podem mudar.

  • Baixa auto-estima

Baixa auto-estima é uma das principais razões que torna em mentirosos compulsivos. Um complexo de inferioridade impulsiona a pessoa a inventar histórias, o que faz ele pensar que é mais digno e apreciado.

  • Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDA)

Este é um caso mais comum em crianças, mas adultos com DDA que sofrem de um temperamento impulsivo exibem sintomas de mentirosos compulsivos.

  • Transtorno Bipolar

Pessoas que sofrem de transtorno bipolar estão sempre sofrendo mudanças de humor que vão desde a depressão a comportamento maníaco. Durante o período maníaco, seu comportamento impulsivo abre caminho e isso os obriga a mentir.

  • Outros Vícios

Viciados em drogas e jogadores frequentemente apresentam estes sintomas. Eles podem mentir para escapar de situações difíceis, sair de problemas financeiros ou esconder a verdade sobre si da família e amigos.

  • Negação da realidade

Pessoas que são incapazes de enfrentar a verdade, ou estão vivendo em negação da realidade são verdadeiros mentirosos compulsivos. Eles podem começar um jogo emocional elaborado que leva a atenção deles e dos outros para longe da realidade em que vivem.

Fonte: Buzzle