Saúde Mental

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Uma entrevista de emprego pode ser aterrorizante para muita gente, assim como outros processos seletivos como o vestibular, por exemplo. A tensão, a vontade de conseguir a vaga, e a ansiedade podem prejudicar seu desempenho.Por isso, é importante saber como se comportar em uma entrevista de emprego.

 

como se comportar em uma entrevista de emprego

Conhecer previamente a empresa e estar bem vestida são requisitos importantes. Foto: iStock, Getty Images

Durante uma seleção, os avaliadores irão examinar muito mais do que seu currículo profissional. Eles vão observar seu comportamento, postura, linguajar e vestimentas. Por isso, antes de se jogar de cabeça na entrevista se prepare.

Dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego

Antes de chegar a uma entrevista de emprego pesquise sobre a história, a equipe e o trabalho da empresa a qual você objetiva o cargo. Tire proveito da tecnologia e procure informações sobre a empresa em sites e redes sociais. Provavelmente durante a conversa surgirá a oportunidade de você questionar sobre aspectos do cargo.

Pense em possíveis perguntas que poderão ser feitas a você e como se comportar em uma entrevista de emprego. Escreva as perguntase suas respostas e releia, mas não decore! Respostas prontas são facilmente percebidas e não caem bem para uma primeira impressão.

Liste cinco defeitos e qualidades suas. Geralmente os entrevistadores perguntam isso e ficará mais fácil para você ao saber como se comportar em uma entrevista de emprego quando será avaliado se o perfil do entrevistado equivale às exigências da vaga.

Como profissional saiba listar seus pontos fracos e fortes, e apontar o que e como pretende melhorar.

Esteja pronto para responder questões referentes aos seus antigos empregos, como o motivo de seu desligamento e suas funções. Mas atenção, evite falar mal da empresa, do chefe ou dos colegas, isso pega mal e você pode ficar com fama de mal agradecido.

Se você é tímido, ou tem dificuldades para falar, treine na frente do espelho. Isso vai te dar mais confiança e assim também conseguirá fixar algumas respostas e ideias que não podem passar sem serem ditas na avaliação. Você terá mais segurança e saberá como se comportar em uma entrevista de emprego.

Pontualidade diz como se comportar em uma entrevista de emprego

 

É muito importante chegar no horário. Caso não conheça o lugar onde será a seleção, procure ir mais cedo, mesmo que chegue antes. Em algumas situações o atraso é critério para desclassificação, principalmente em casos de dinâmicas em grupo.

Mesmo querendo muito a vaga, seja extremamente verdadeiro durante a entrevisata. Não tente forjar habilidades, nem parecer uma pessoa que não é, porque possivelmente os avaliadores irão perceber isso e desclassificá-lo. Mas caso você ganhe a vaga, não irá conseguir manter a pose por muito tempo.

Prepare-se para falar, porém não fale demais, nem sobrecarregue os avaliadores de perguntas. Lembre-se que você está ali prioritariamente para responder e não para questionar.

O que vestir em uma entrevista de emprego

 

Em uma entrevista de emprego a roupa é responsável pela primeira impressão que os empregadores terão de você. A preferência é vestir-se de acordo com o estilo da empresa, mas não exagerando.

Se for um escritório de executivos não vá de bermuda, camiseta e chinelo, e em uma agência mais descolada ou em uma loja de moda jovem, não use terno e gravata. Para as meninas a dica é evitar roupas curtas e decotes, bem como maquiagens super carregadas.

Chinelos de dedo, bonés e óculos escuros estão extremamente proibidos. E lembre-se sempre de desligar o seu celular durante a entrevista.