Saúde

7 Piores erros que as pessoas fazem ao tentarem ser saudáveis

Por Redação Doutíssima 13/09/2013

Algumas pessoas pensam que o simples trio “comer três vezes ao dia”, “não exagerar nos alimentos gordurosos” e “fazer exercícios” é o suficiente para levar uma vida saudável, porém para adquirir hábitos saudáveis, muita gente acaba cometendo vários erros. Mas não se preocupe, pois sair da linha é muito fácil e você não está sozinho nessa.

estilo-de-vida-saudavel

1) Deixar uma boa noite de sono em segundo plano

Se você tem uma vida saudável, bons hábitos alimentares e em dia com seus exercícios, não significa que mesmo assim pode abusar do seu corpo. A maioria das pessoas necessita de, pelo menos, 7 horas de sono para repor as energias. Estudos comprovaram que dormir pouco pode acarretar inúmeros problemas de saúde como pressão alta, depressão, diabetes e diminuição da resposta do sistema imunológico a vacinas, além de afetar a memória, desacelerar o metabolismo, diminuir a criatividade e prejudicar o aprendizado.

 

2) Acreditar que a academia vai resolver todos os problemas

Estudos mostram que fazer exercícios regularmente ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e dá mais energia, mas exagerar nos pesos vai aumentar a fadiga e, também, a fome, além do risco de se machucar. Fora isso, malhar sem cuidar da alimentação, não resolve nada.

 

3) Alimentação “saudável”

É importante prestar sempre atenção às informações nutricionais dos alimentos, pois os alimentos que dizem ser saudáveis no rótulo, às vezes podem ter mais calorias que o esperado.

O consumo exagerado de vitaminas e suplementos pode ser prejudicial à vida saudável. Se você puder adquirir as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do seu corpo através de alimentos, é muito mais recomendável. Em todo caso, peça a orientação do seu médico.

Abusar dos produtos orgânicos também não é a melhor opção. Quer dizer, um produto orgânico é cultivado sem o uso de produtos químicos, porém não é a solução dos problemas. Uma dieta balanceada é sempre a melhor opção.

 

4) Adiar às visitas ao médico

Não é porque você possui hábitos saudáveis que pode se dar ao luxo de ficar muito tempo sem fazer os exames de rotina. Uma pessoa só pode vir a ser saudável quando está em dia com seus exames e quando tem a orientação do seu médico para fazer uma dieta adequada ao seu organismo.

 

5) Fazer sua própria dieta

Se você cortar carboidratos, doces e carnes, não significa que sua dieta será a ideal para o seu organismo. Algumas pessoas precisam de mais nutrientes específicos que outras. Por isso é muito importante procurar o seu médico quando você decide fazer uma dieta e seguir uma vida mais saudável. Ou seja, nem sempre a salada é a melhor opção para todas as pessoas e não substitui uma boa refeição. Para ter uma dieta balanceada, é importante manter uma alimentação variada que inclua leite e seus derivados ricos em fibras e importantes para regular a digestão e fortalecer o sistema imunológico, proteínas e, com moderação, as gorduras e açúcares. Sempre com o aval do seu médico.

 

6) Substituir água por outros líquidos

É muito importante hidratar o corpo, porém não adianta nada substituir a água por refrigerante, por exemplo.

 

7) Ser saudável significa perder peso

O peso não define a sua saúde. Você pode estar acima do peso padrão, porém pode ter hábitos de vida saudáveis, assim como você pode ter o peso “ideal” e a saúde não está lá aquelas coisas.

 

 

Fonte: Superinteressante Abril