Especialidades > Saúde

Dor nas costas? Postura correta para sentar evita lesões

Por Redação Fortíssima 15/04/2016

Passar muito tempo sentado na mesma posição pode trazer uma série de problemas, ainda mais se for da maneira errada. A longo prazo, o corpo fica bloqueado, aparece a sensação de cansaço extremo e as noites são mal dormidas, além do surgimento de dores crônicas. Isso tudo é resultado de não utilizar uma postura correta para sentar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a rotina agitada e a má postura estão entre as principais causas das dores nas costas, problema que já atinge 85% da população e afeta a qualidade de vida.

postura correta para sentar

Manter a postura certa ajuda a evitar lesões desnecessárias. Ilustração: iStock, Getty Images

Qual é a postura correta para sentar?

Prestando atenção e adotando algumas medidas simples no dia a dia, é possível mudar os maus hábitos e se acostumar com a postura correta para sentar. Seja no trabalho ou em casa, na mesa do computador ou no sofá, é importante ficar atento à posição do corpo, principalmente quando se fica muito tempo do mesmo jeito.

O primeiro passo para manter uma postura correta para sentar é não se esparramar na cadeira, certificando-se de que está sentado sobre os ísquios, os dois ossos pontudos da bacia. Ou seja, com o quadril posicionado bem para trás. Com isso, a coluna é endireitada automaticamente, o que não acontece ao sentar se curvando para frente ou pra trás.

Outra dica é evitar cruzar as pernas, deixando as pernas ligeiramente afastadas e os pés apoiados no chão. Se não alcançar, providencie um apoio, buscando sempre manter os joelhos em um ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.

Porém, mesmo com a postura correta para sentar, não é indicado ficar muito tempo na mesma posição. Fazer pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho e alongar principalmente regiões como pescoço, braços e as mãos, para desfazer as tensões dos músculos e articulações.

postura correta para sentar

Postura correta para sentar pode prevenir lesões

As lesões por esforço repetitivo (LER) são os principais problemas causados por ficar muito tempo na mesma posição. Elas se caracterizam como contusões produzidas pela tensão de manter o corpo muitas horas numa posição inadequada, sendo a maior causa de invalidez provocada por doença adquirida no trabalho.

Mas além das lesões como dores nas costas, hérnia de disco e tendinites, muitas doenças nos órgãos também estão ligadas à posição do corpo. Entre elas, enfermidades nos pulmões, rins e no estômago.

Isso porque a má postura diminui o espaço dos órgãos, a exemplo do pulmão, que não consegue inflar completamente quando o corpo está curvando. Com isso, o sangue torna-se mais pobre em oxigênio e tem dificuldade para circular e entrar nas células..

Portanto, além de evitar lesões, manter uma postura correta para sentar garante o funcionamento adequado de todo o organismo, melhora o desempenho no trabalho, ajuda a poupar energia física e ainda deixa a mente mais disposta.

E você, costuma manter a postura correta para sentar? Deixe o seu comentário! Também aproveite e acesse Fórum de Discussão Doutíssima para discutir mais sobre o assunto! Clique aqui para se cadastrar!