Psicologia

4 Dicas rápidas de como agir corretamente numa entrevista de emprego

Por Rafaela Monteiro 04/10/2013

10-dicas-entrevista-emprego-1 

Sempre dá aquele nervoso, aquele frio na barriga, quando temos uma entrevista de emprego. Principalmente quando é o emprego que tanto queremos ou precisamos. O que fazer nessa hora? Como agir? Como se comportar? O que falar? O que não falar? Não existe receita mágica sobre algo a ser feito que poderá garantir sua aprovação em qualquer processo seletivo, mas existem algumas dicas básicas que podem ajudar na hora de uma entrevista. Vamos para elas:

 

1- Seja você mesmo!

É, isso é uma grande dica pra começarmos! Pois toda vaga tem um perfil anteriormente traçado para ela, e o que os analistas de Recusros Humanos tentam fazer é procurar o candidado que mais se encaixa no perfil da vaga. Por isso, não minta, não ivente coisas, não fale o que você não fez ou o que não sabe fazer, é melhor pra você ser sincero pois pode acabar sendo aprovado para uma vaga que não tem nada  a ver com você e que provalvelmente, como indicam as estatísticas, você não ficará por muito tempo, ruim pra empresa, ruim pra você, não?

 

2- Vista-se bem

A primeira coisa que é observada é aparência. Não precisa exagerar e muito menos comprar roupa nova, mas vá bem vestido e discreto. Sem decotes, roupas muito  justas, cabelos bagunçados ou roupas amarrotadas, brincos muito grandes, unhas extravagantes. Nada disso! Seja discreto, não é hora de chamar a atenção com seu brinco novo ou com o esmalte laranja da última moda, é hora de ser discreto e clássico na escolha da roupa e dos acessórios.

 

3- Não chore!

Mais comum do que se pensa, mas não é nada legal. Por mais difícil que seja o momento da vida que você estiver passando, nunca chore numa entrevista de emprego. Por mais que você precise da vaga, que esteja emotivo ou triste, ou qualquer outra coisa, naquele momento de seleção não é hora de chorar pelos problemas da vida. Sendo muito sincera, o entrevistador não está preocupado em fechar a vaga com quem estiver precisando do emprego, ele quer a pessoa melhor qualificada, então mostre suas qualidades, pois elas que poderão ajudar na sua contratação.

 

4-Responda todas as perguntas

Responda claramente o que lhe for perguntado. Tente não mudar de assunto na hora de responder, pense na resposta e fale claramente. Lembre que o avaliador está interessado em conhecer o seu perfil, pra isso você precisa se mostrar. Fale sobre suas experiências em outras empresas, sobre as atividades que já fez, cursos, etc. Tudo dentro das perguntas que lhe forem feitas. Sobre a vida pessoal, fale somente o que foi perguntando, não precisa entrar em detalhes que não foram solicitados. Simplesmente responda sem fugir do assunto.

 

Como disse antes, não tem receita mágica. Fique atento para o que foi dito e boa sorte!