Saúde Mental

Depressão: mal do século?

Por Rafaela Monteiro 22/10/2013

depressao

A depressão é uma das piores doenças do século XXI, sendo um grave problema de saúde global. A depressão têm grave impacto na saúde do indivíduo e de suas famílias. Levando em consideração que a depressão é um transtorno de espectro heterogêneo, há necessidade de atenção tanto para os detalhes de sua apresentação clínica, bem como dos fatores contextuais. Assim como recomendações sobre o engajamento e as potenciais intervenções também devem ser discutidas.

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor do indivíduo, deixando-o com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.

 

Características:

Depressão é um estado de humor depressivo e aversão à atividade que pode afetar os pensamentos, comportamentos, sentimentos e sensação de bem-estar de uma pessoa.

As pessoas deprimidas podem sentir-se tristes, ansiosas, vazias, desesperadas, preocupadas, impotentes, inúteis, culpadas, irritadas, magoadas ou inquietas. Podendo perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, podem perder o apetite ou comer demais. Podem também apresentar problemas de concentração, dificuldades de lembrar detalhes ou tomar decisões, e podem chegar a tentar o suicídio. Problemas de insônia, sono excessivo, fadiga, perda de energia, sofrimento, dores ou problemas digestivos resistentes a tratamento também podem estar presentes.

 

Depressão X Tristeza

O humor deprimido não é necessariamente um transtorno psiquiátrico. Pode ser uma reação normal a determinados acontecimentos da vida, sintoma de algumas condições médicas ou efeito colateral de alguns medicamentos ou tratamentos médicos. Porém, existe diferença entre depressão e tristeza, apesar de ambos serem frequentemente confundidos.

Para Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão que trabalha com o método psicoterapêutico de Constelação Familiar, depressão não é tristeza e sim um vazio. Sendo sempre um sentimento de vazio. O lugar vazio que não está preenchido. Para esse autor, esse grande vazio se estabelece quando um dos pais está excluído e não tem lugar. Outros autores definem a depressão de forma diferente, porém, o fato é que, atualmente, a depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas em todo o mundo. 

 

Mal do século

De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população. O Japão está no final do ranking, com apenas 2,2% .

Os resultados mostraram que a depressão atinge uma porção maior da população dos países mais ricos, 14,6% das pessoas já apresentaram a doença. Enquanto 11,1% dos moradores dos lugares mais pobres têm ou já tiveram depressão alguma vez na vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doença afete 121 milhões de pessoas.

 

 Tratamento

O tratamento deve ser realizado com psicoterapia e medicamentos. Pessoas em depressão devem ser acompanhas tanto pelo psicólogo quanto pelo psiquiatra. É possível, diante de um bom tratamento, que as pessoas se recuperem e voltem a ter uma vida normal.