Saúde Mental

Adolescência: entenda como enfrentar essa fase sem traumas

Por Redação Doutíssima 20/07/2015

A adolescência é considerada um momento no qual um turbilhão de mudanças ocorre no corpo e na mente da pessoa. A maneira de ver a vida acaba sendo modificada, a infância é algo cada vez mais distante e os desafios emocionais aumentam. Por causa de tudo isso, os pais precisam aprender a lidar com essa fase para evitar diversos problemas em casa.

 

Primeiro, é preciso entender como ocorrem essas mudanças. Tudo é ação dos hormônios. São eles que agem no crescimento e nas transformações corporais, como as curvas nas meninas e o engrossamento da voz e desenvolvimento da musculatura nos meninos.

adolescencia

Os adolescentes lidam com diversas mudanças no corpo e na forma de pensar. Foto: iStock, Getty Images

 

Mudanças físicas na adolescência

Nas meninas, as principais mudanças da adolescência costumam começar em torno dos 11 anos de idade. Nessa etapa ela cresce, seus seios começam a se desenvolver, quadril alarga e cintura afina. Os sinais também aparecem na forma de pelos que surgem no púbis e nas axilas.

 

A voz da menina começa a afinar entre 12 e 14 anos, e pode acontecer a primeira menstruação. A parede da vagina fica mais espessa e o útero aumenta de tamanho, havendo uma maior circulação de sangue na região do clitóris.

Nos meninos, as mudanças que sinalizam a adolescência também ocorrem quando eles estão com 11 anos, quando eles crescem rapidamente, processo esse que se estende até os 16 anos. Com o desenvolvimento dos testículos, o pênis fica maior e mais espesso e também surgem os pelos, junto ao engrossamento da voz.

Mas talvez mais que as mudanças físicas, as alterações emocionais são mais intensas. E os pais têm papel fundamental nesse processo, para garantir que tudo aconteça de forma segura para o adolescente.

Muitos conflitos entre nessa fase surgem por que os pais continuam tratando os filhos como antes, como crianças.

Uma nova construção na adolescência

É preciso que o pai e a mãe compreendam a necessidade de construir uma nova forma de se relacionar com o filho. A partir daí traçar uma nova maneira de encarar um mundo até então totalmente desconhecido.

Outro ponto de grande conflito entre pais e filhos é quando os pais passam a projetar seus próprios sonhos nos adolescentes. Se a adolescência é uma fase de descoberta, o filho precisa ter a segurança de escolher seu próprio caminho. E cabe principalmente aos adultos dar apoio nesse período.

Ocorre o que os especialistas chamam de Síndrome da Adolescência Normal, que é marcada pela busca de si mesmo e de sua identidade. Também há uma separação gradativa dos pais e a tendência de conviver em grupo. Esse momento ainda é marcado por muitas variações no estado de humor.

Assim, para os pais, o fundamental é entender que essas alterações são normais. A partir de então, devem estabelecer o diálogo, respeitando a individualidade e a privacidade dos filhos.

 

Isso tudo é possível de proporcionar junto à imposição de limites. Não há regras fixas e pré-definidas, mas a base para que se encontre um caminho de harmonia é o afeto que o adolescente terá a partir da convivência com os pais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!