Saúde Mental

Conheça 7 leituras obrigatórias para a vida

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

Ler é, sem dúvidas, um exercício para a mente e para a alma. Seja qual for o gênero e segmentação do livro, jornal, revista, encarte, o importante mesmo é ler. Entretanto, algumas obras deveriam ter suas leituras obrigatórias devido ao seu teor histórico e filosófico.

 

leituras obrigatorias

Machado de Assis e Anthony Burgess são autores que deveriam ser lidos na vida. Foto: iStock, Getty Images

Livros antigos de leituras obrigatórias

 

Principalmente os jovens têm o pré-conceito de que livros antigos são chatos ou desatualizados. Contudo, muitos são leituras obrigatórias para a vida ou pelo menos deveriam ser. Confira alguns deles:

1. Folhas de Relva, de Walt Whitman

É um livro de poesia escrito por um autor considerado o melhor poeta americano. É uma obra extensa e complexa que exige a atenção total do leitor.

Atualmente o livro ficou mais conhecido ao ser citado em outra obra que ganhou notoriedade entre o público jovem, o ‘Cidades de papel’ de John Green.

2. Romeu e Julieta, de Shakespeare

Este é, com certeza, um clássico que todos já ouviram falar alguma vez na vida, mas são raras as pessoas que o leem. Foi escrito em 1591 e narra a história de um amor proibido e com fim trágico que já inspirou filmes e peças teatrais de sucesso.

3. Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Escrito em 1962, a obra trata da história de um adolescente que narra a violência e o autoritarismo da polícia no século 20, época da Revolução Industrial. O livro virou filme em 1971.

 

Leituras obrigatórias brasileiras

 

Vamos sair um pouco da literatura estrangeira e voltar os olhos para o que é do nosso país. O Brasil é berço de grandes escritores e algumas leituras obrigatórias nacionais estão nessa lista.

1. Dom Casmurro, de Machado de Assis

Este livro também se encaixa na lista de leituras obrigatórias antigas, porém pela notoriedade do nome do autor, ele não poderia ficar em outro lugar senão com os nacionais. A obra foi publicada em 1899 e fez sucesso com a personagem principal, Capitu.

Para quem quiser conhecer melhor as obras do autor, a dica é ler também ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’ e ‘Quincas Borba’.

2. O Alquimista, de Paulo Coelho

Um livro (e um autor) muito polêmico, mas que é famoso por todo o mundo e uma das leituras obrigatórias em muitas escolas.

Há quem ame e quem odeie o livro, porém o fato é que ele faz refletir sobre o poder de nossos atos para construir o futuro, além de trabalhar a questão da espiritualidade, uma marca registrada do autor.

3. A paixão segundo GH, de Clarice Lispector

A personagem principal da história passa a viver uma crise existencial durante o desenrolar da trama, que faz o leitor refletir sobre o real significado do ser. ‘A hora da estrela’ é outra obra de Clarice Lispector que vale a pena ler.

4. Capitães da Areia, de Jorge Amado

Foi um dos primeiros livros a abordar a vida social de meninos da periferia. Aborda todo o contexto social que há por trás da marginalização e das tragédias de vida de garotos em situação de miséria em Salvador.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!