Muito se fala sobre esse nutriente que pode ser encontrado em diversos alimentos, principalmente nos marinhos. A vitamina D também é produzida pelo nosso corpo através do contato com o sol.
Seja quem for a fonte de obtenção da vitamina D, ela tem um papel muito importante em nosso organismo, visto que ela fortalece os ossos e dentes, além de evitar outras doenças como o raquitismo, a osteoporose e câncer
Aprenda mais sobre a vitamina D e sobre os alimentos que você pode incluir na sua dieta para se tornar uma pessoa mais saudável:
Funções
A vitamina D tem como principal função aumentar a absorção de cálcio no organismo e de diminuir o risco de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames e doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla.
Ela também ajuda no bom desenvolvimentos dos dentes, mantedo-os saudáveis, além de melhorar a saúde da pele e agir no combate à depressão.
Sintomas ocasionados pela falta de Vitamina D
A falta de vitamina D no nosso organismo pode provocar sintomas como fraqueza muscular, irritabilidade, osteoporose raquitismo, tetania, pernas tortas, etc.
Alimentos ricos em vitamina D
Salmão
Alguns alimentos marinhos contém grande concentração de vitamina D, o salmão é um dos principais. Rico em selênio e em Omega 3, ele também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer, inflamações nas articulações e depressão.
Cogumelos
Eles são fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Quanto mais expostos ao sol, mais benefícios eles podem oferecer, portanto, dê preferência aos cogumelos cultivados desta forma. Vale incluir na sua alimentação cogumelos do tipo Shimeji, shitaki, funghi e secchi.
Atum
O atum é uma das principais fontes em vitamina D e E e possui minerais como magnésio, ferro, fósforo e potássio. Você pode deixar as suas receitas muito mais gostosas com atum, basta utilizá-lo no preparo de saladas, tortas e sanduíches.
Fígado de boi
Apesar de muitas pessoas não apreciarem o gosto do fígado, ele faz parte dos alimentos que são fontes naturais de vitamina Dê preferência ao fígado deboi grelhado ou cozido, pois, ele tem menos calorias do que quando é preparado frito.
Ovos
Ovos são fontes de vitamina D, além de seriam ricos em proteínas. É recomendado o consumo de ovos frescos, pois eles contêm mais nutrientes.
Iogurte
Além de ajudar o intestino a funcionar melhor, o iogurte é um alimento que possui grande quantidade de vitamina D. Você pode tomar o seu iogurte ao natural ou misturar com frutas ou saladas.
Sardinha
Fonte de proteínas, ferro, fosfore e magnésio ; a sardinha é um alimento barato e fácil de ser encontrado. É um ótimo alimento para combater o estresse, capacidade de concentração e memória.
Manteiga – Ajuda a complementar o consumo da vitamina D diária. Mas atenção: prefira a manteiga fresca, pois, quando aquecida, suas gorduras tornam-se saturadas que podem aumentar o nível de colesterol no organismo.