Vitaminas

Conheça a importância da vitamina para emagrecer

Por Redação Doutíssima 28/02/2015

A vitamina D é mais conhecida como a que fortalece os ossos. Mas, descobertas recentes apontam para sua eficácia na eterna luta contra o excesso de peso. Dessa forma, os benefícios da chamada vitamina para emagrecer, vêm ganhando mais atenção. Assim, fique atenta ao consumo de certos tipos de peixes e não deixe de tomar sol.

Esta vitamina tem sido associada a resultados de proteção do câncer de mama. Por outro lado, seus baixos níveis estão sendo relacionados a um índice de 200% de aumento do risco de morte em pacientes cardíacos potenciais. Por isso, estar atento às grandes fontes de vitamina D pode ser a solução para manter uma vida saudável e também perder alguns quilos.

vitamina para emagrecer

Mais que força e vitalidade, a vitamina D proporciona perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Vitamina para emagrecer após menopausa

Os  benefícios desta substância foram apontados em estudo publicado em 2014 no American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa  sugere que manter níveis saudáveis de vitamina D pode estar associado com a perda de peso em um determinado segmento de mulheres com insuficiência em vitamina D e com excesso de peso após a menopausa.

Cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center estudaram os resultados da suplementação de vitamina D em dois grupos de mulheres com sobrepeso, com idades entre 50 a 75 anos.

O resultado revelou que as mulheres que atingiram os níveis necessários de vitamina D com suplementos tiveram uma maior perda de peso e melhora na composição corporal em comparação com as mulheres que não atingiram estes níveis. Por isso, manter os níveis desta vitamina para emagrecer pode te ajudar a conquistar o manequim desejado.

Melhora da função muscular

Se você tem uma dor crônica, é melhor reavaliar os seus níveis de vitamina D. Novas pesquisas mostram, pela primeira vez, uma ligação entre a vitamina D e a função muscular, inclusive na recuperação após exercícios e atividades diárias.

Os baixos níveis desta vitamina para emagrecer no organismo também podem estar associados à fadiga física. Uma pesquisa feita com meninas adolescentes descobriu que a vitamina D está positivamente relacionada com a potência muscular, a força e a velocidade.

Por isso, ela pode ajudar a perder peso e também pode aumentar a sua disposição para a atividade física, que é um dos segredos para ver os números baixarem na balança.

Fontes da vitamina para emagrecer

A ingestão diária recomendada de vitamina D é de 600 UI por dia para adultos até 70 anos de idade. Alguns pesquisadores recomendam doses muito mais elevadas de vitamina D. Porém, o excesso de vitamina D pode também prejudicar a sua saúde, segundo o Institute of Medicine.

Para obter a dose que você necessita desta vitamina para emagrecer, basta ficar mais tempo ao ar livre, já que a luz solar estimula o organismo a produzir a vitamina D. Além disso, alguns peixes também podem ser ricos nesta vitamina, mas o salmão tem, de longe, maior concentração de vitamina D que qualquer outro alimento.

Você também pode encontrar vitamina D em ovos, atum enlatado, leite fortificado, cogumelos, ricota e fígado de gado. Se você quiser emagrecer, é só colocar estes alimentos em seu cardápio e manter em dia os níveis da vitamina para emagrecer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!