Saúde Mental

Psicopatas: entendendo melhor

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

a-psicopatas
Por natureza, o psicopata não sente dor além da sua própria, sendo uma ilha em si mesmo em um deserto emocional.

Até um por cento das pessoas — e quase um em cada quatro detentos nas prisões americanas — pode apresentar características consistentes com o transtorno de personalidade da psicopatia: uma falta de empatia e remorso, afeto superficial, loquacidade, manipulação e insensibilidade. Sob a lente da tecnologia de varredura cerebral moderna em um estudo de prisioneiros norte-americanos, as pessoas com psicopatia em diferentes graus não apenas não demonstram empatia com a dor do outro, como também sentem prazer com isso.

De certa forma, essas pessoas podem ser consideradas emocionalmente retardadas, carecendo de uma capacidade mental inerente nos outros e fundamental à rede das espécies sociais, homo sapiens. Quando solicitados por pesquisadores a imaginar a dor do outro, os participantes do estudo não demonstraram nenhuma ativação nas áreas do cérebro associadas com a empatia, mas em vez disso experimentaram alguma atividade em áreas que representam prazer. Em uma pessoa comum, as áreas do cérebro associadas com a empatia seriam ativadas e se conectariam com outras áreas subjacentes ao processamento afetivo e tomada de decisões.

Embora a ciência tenha estabelecido o déficit acentuado na excitação afetiva e empatia emocional em pessoas com transtorno de personalidade, os pesquisadores da Universidade de Chicago esperam que o estudo neurológico possa ajudar a desenvolver aplicações para a reabilitação. Considerando que as pessoas saudáveis podem desenvolver uma maior empatia pelos outros com base em uma capacidade inata para a excitação afetiva, os psicopatas — algumas vezes chamados de “sociopatas” — tendem a responder mal a todos os esforços de reabilitação.

No estudo, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta de diagnóstico padrão para separar 121 presos em três grupos, incluindo os altamente, moderadamente, ou ligeiramente psicopatas. Posteriormente, eles descobriram que “os participantes com alta psicopatia demonstraram uma resposta típica nas conexões que envolvem empatia com a dor, incluindo a ínsula anterior, córtex cingulado anterior, área motora suplementar, giro frontal inferior, córtex somatossensorial e amígdala direita”.

Por outro lado, os participantes do estudo “exibiram um padrão atípico de ativação cerebral e conectividade efetiva na ínsula anterior e amígdala com o córtex orbitofrontal e córtex pré-frontal ventromedial” quando solicitado a imaginar a dor do outro.

“Em conjunto, esse padrão atípico de ativação e conectividade efetiva associado com manipulações da ‘perspectiva’ pode informar os programas de intervenção em um domínio onde o pessimismo terapêutico é a regra, e não a exceção”, escreveu o pesquisador principal Jean Decety e seus colegas. “A conectividade alterada pode constituir novos alvos para a intervenção”.

Em essência, os pesquisadores acreditam que a capacidade do psicopata de conceitualizar a sua própria dor pode fornecer uma meta para dar o “pontapé inicial” em uma capacidade latente para a empatia por meio da terapia cognitivo-comportamental.

Fonte: Decety J, Chen C, Harenski C, Kiehl KA. An fMRI Study Of Affective Perspective Taking In Individuals With Psychopathy: Imagining Another In Pain Does Not Evoke Empathy. Frontiers In Human Neuroscience. 2013.