Não é fácil identificar os sintomas de um mentiroso compulsivo, porque as mentiras são na sua maioria muito sutis serem facilmente notadas ou são muito bem contadas. Com o passar do tempo, porém, as pessoas que convivem com um mentiroso compulsivo são capazes de identificar alguns sintomas. Os sintomas são os seguintes:
- Toda e qualquer coisa
Mentirosos compulsivos mentir sobre qualquer coisa, mesmo sobre fatos aparentemente insignificantes, como o que eles comeram no almoço ou o seu refrigerante preferido.
- Necessidade de atenção
Há certas pessoas que precisam ser o centro das atenções onde quer que estejam. A fim de manter sua popularidade em alta, logo começam a construir uma imagem de si através de mentiras mais leves. Essas mentiras rapidamente se tornam parte de suas personalidades.
- Contador de histórias
Eles precisam sentir superiores aos demais e, a fim de conseguir isso, eles contam histórias de sua bravura, popularidade e grandes feitos. Eles compõem essas grandes histórias sobre si mesmos, mas correm o risco de perder seu encanto quando a verdade vem a tona. Por exemplo, alguém diz ter participado uma luta sangrenta com um valentão, quando na verdade ele é conhecido por ficar com medo ou desmaiar ao ver sangue.
- Encobrindo
Quando um mentiroso compulsivo fica preso em sua teia de mentiras, ele vai inventar uma outra história sobre como ele é falsamente acusado. É tudo uma bola de neve.
- Mesma história, personagens diferentes
A fim de manter sua “vida grandiosa” aos olhos dos outros, eles têm de adotar o plágio como uma parte integrante do seu comportamento. Ao contar uma mentira após a outra, eles podem não perceber que eles disseram a mesma mentira pra a mesma pessoa mais de uma vez. Cada vez que ele conta a mesma mentira, o conceito básico permanece o mesmo, apenas os personagens, local e data da ocorrência podem mudar.
- Baixa auto-estima
Baixa auto-estima é uma das principais razões que torna em mentirosos compulsivos. Um complexo de inferioridade impulsiona a pessoa a inventar histórias, o que faz ele pensar que é mais digno e apreciado.
- Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDA)
Este é um caso mais comum em crianças, mas adultos com DDA que sofrem de um temperamento impulsivo exibem sintomas de mentirosos compulsivos.
- Transtorno Bipolar
Pessoas que sofrem de transtorno bipolar estão sempre sofrendo mudanças de humor que vão desde a depressão a comportamento maníaco. Durante o período maníaco, seu comportamento impulsivo abre caminho e isso os obriga a mentir.
- Outros Vícios
Viciados em drogas e jogadores frequentemente apresentam estes sintomas. Eles podem mentir para escapar de situações difíceis, sair de problemas financeiros ou esconder a verdade sobre si da família e amigos.
- Negação da realidade
Pessoas que são incapazes de enfrentar a verdade, ou estão vivendo em negação da realidade são verdadeiros mentirosos compulsivos. Eles podem começar um jogo emocional elaborado que leva a atenção deles e dos outros para longe da realidade em que vivem.
Fonte: Buzzle