Sempre ouvi dizer que a adolescência é um período difícil, em que o conflito com a família piora, deixando os pais desesperados ao ponto de sentir que o único recurso à sua disposição é a punição como um impedimento para momentos tensão máxima.
Mas para enfrentar esta etapa corretamente é necessário que os pais saibam o que está acontecendo com seus filhos, para sugerir regras adequadas, enfrentando diferentes situações que possam ser desencadeadas neste período de desenvolvimento tumultuada.
Durante este período, é comum que os adolescentes comecem a se sentir realmente dominados pela intensidade de seus sentimentos, bem como o peso que implica enfrentar o crescimento emocional e físico e na aquisição de novas responsabilidades apropriadas à idade.
A experiência e a descoberta de novas experiências, algumas agradáveis e outras nem tanto, pode causar sentimentos de desamparo e até raiva, influenciando seu ambiente familiar significativamente. Por isso, é muito importante ajudar nossos adolescentes a lidar com esses momentos negativos para melhorar as relações dentro da família e seu próprio estado emocional.
A raiva é muitas vezes manifestada por uma sensação de desconforto e desânimo em qualquer circunstância gerado a partir das emoções, provocando tensões, conflitos e frustrações. A qualquer momento de nossas vidas é essencial saber controlar as emoções, mas a adolescência é um bom momento para aprender a enfrentá-los.
Para melhorar o humor:
– Melhorar as relações emocionais com as pessoas mais próximas
– Aprenda a controlar seus sentimentos de raiva e frustração
– Melhorar o relacionamento com o seu ambiente.
Para controlar a raiva, siga estas dicas:
– Aprenda técnicas de relaxamento (para reduzir os níveis de estresse e controlar explosões temperamentais).
– Pratique exercícios de respiração profunda, visualizações, recompensas ou repetição de palavras ou frases quando nervoso.
– Ouça música relaxante, para ajudar a controlar emoções negativas e sentimentos.
– Pratique esportes.
Fonte: Canariasday.es