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8 truques para manter uma dieta saudável sem passar muito tempo cozinhando

Por Debora Stevaux 11/01/2019

Metas que envolvem alterações na rotina são especialmente desafiadoras. Afinal, hábitos demoram um tempo considerável para serem consolidados e nossa tendência natural é desistir quando nos vemos confrontados com a necessidade de fazer grandes mudanças.

Comer bem sem gastar muito tempo na cozinha é possível. Duvida? Então, confira alguns truques simples! (Foto: iStock)

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Esse é um dos desafios enfrentados por quem decide mudar hábitos de alimentação. Quando se tem uma vida corrida, é fácil se render às comodidades das comidas congeladas ultraprocessadas ou dos deliveries diários. Com eles é possível economizar tempo, já que você não precisa cozinhar e lavar louça. Por outro lado, você talvez deixe de consumir alimentos saudáveis e de origem confiável.

A boa notícia é que dá para comer bem sem ter que passar muito tempo na cozinha. Saiba como:

8 truques para manter uma dieta saudável sem passar muito tempo cozinhando

  • Planeje

Cozinhar não envolve só o tempo em que você está na cozinha: inclui as idas ao mercado, a definição do cardápio e o que será feito com o que sobrar. Como tudo isso demanda tempo (e, às vezes, criatividade), nossa principal dica é ter um estoque de comida pronta no freezer – mas comida feita em casa. Comece montando um cardápio semanal ou quinzenal. Defina os pratos, faça uma lista de ingredientes que precisará comprar e cozinhe tudo de uma vez! O segredo é separar os alimentos, depois de prontos, em porções individuais a serem descongeladas a cada refeição.

  • Cozinhe vegetais simples e sem tempero em grande quantidade

Você pode cozinhá-los em água ou no vapor. Depois, guarde-os no freezer ou congelador em pequenas porções e vá descongelando conforme a necessidade.

  • Use as sobras da sua geladeira com sabedoria

Você também pode transformar restos de vegetais em purês ou patês ao colocá-los no processador com azeite e temperos deliciosos.

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  • Cozinhe grandes quantidades de grãos

Ter sempre grãos e feijões cozidos na geladeira ou congelador facilita muito o dia a dia. Eles duram bastante quando congelados e tornam a sua dieta ainda mais nutritiva. Vegetais costumam durar menos do que legumes, por exemplo.

  • Diminua o seu consumo de carne pela metade, se possível

Assim, você poderá comprar uma carne melhor e mais magra, fazendo um bem danado para o seu bolso, saúde e paladar!

  • Uma vez por semana, coma o que você quiser

Você vai precisar maneirar na quantidade, mas é justo que se permita comer o que realmente desejar uma vez por semana. Torne esse dia especial porque você merece.

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  • Consuma frutas, vegetais e legumes da época

Alimentos da época costumam ser mais baratos e de melhor qualidade, já que estão sendo produzidos em abundância. Além disso, tente comprar de produtores locais e em mercados orgânicos. Dessa forma, você se certificará de estar consumindo produtos mais nutritivos e sem agrotóxicos.

  • Teste novas receitas

Sair da rotina é uma das melhores coisas que você pode fazer para descobrir novos sabores e técnicas. Nunca cozinhou tofu, cogumelos ou uma carne específica? Arrisque-se, porque alimentação saudável também é sobre variedade.

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