Sem categoria

Conheça a calistenia, técnica voltada a não atletas que tonifica o corpo

Por Redação Doutíssima 06/08/2014

Em um primeiro momento, ouvir a palavra calistenia pode fazer com que você ache que não faz a mínima ideia do que isso significa. No entanto, é bem provável que você não só esteja enganado, como até já tenha realizado a prática alguma vez na vida.

Calistenia visa aptidão física

A calistenia nada mais é do que uma sequência de exercícios para trazer aptidão física ao seu corpo. Certamente, foi um método muito usado por seu professor na época de educação física, quando ele incentivava a execução de exercícios de ginástica com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos e corrida.

calistenia

Calistenia visa promover qualidade de vida por meio da saúde e aptidão física. Foto: Shutterstock

A origem da calistenia

Original da ginástica sueca, ela é dividida em grupos de exercícios localizados executados à mão livre, usando apenas acessórios básicos com a finalidades corretivas, fisiológicas e pedagógicas. Com o objetivo de promover melhor qualidade de vida por meio da saúde e aptidão física, a prática foi desenvolvida pensando no processo de seleção natural óbvia.

Quando praticamos exercícios que exigem um alto desempenho atlético, muitas vezes, força de vontade não é o suficiente, sendo necessário um talento – ou muito treino – para executar com excelência.

Já a calistenia vem para derrubar por terra essa necessidade de aptidão exigida na hora da execução dos exercícios. Para isso, a técnica consiste basicamente em uma atividade física de execução simples e com resultados reais, que podem ser realizados por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuem um acervo motor abrangente.

Desse pensamento, surgem ramificações, como é o caso da ginástica de academia, a qual, embora mude de pessoa para a pessoa, tem como base da sua filosofia de que basta força de vontade – e a própria vontade em si – para executá-la. Muitos dos movimentos aplicados na academia, inclusive, derivam da estrutura localizada e aeróbica da calistenia.

A prática na atualidade

Atualmente, vivemos uma realidade em que o mercado fitness se desenvolve em uma grande velocidade, buscando de forma constante inovações. Isso faz com que, muitas vezes, técnicas antigas sejam trazidas novamente ao contexto de exercícios, como acontece com as atividades de baixa complexidade da calistenia.

Em um momento em que as pessoas buscam, cada vez mais, atividades complexas e desafiadoras, a técnica vem do passado para rever esse conceito e contemplar aqueles que querem uma atividade física, mas que, no entanto, não se consideram com aptidão para tal.

Apesar disso tudo, engana-se quem pensa que é possível separar totalmente as duas coisas: a calistenia está muito presente em modalidades de treino funcional – muito em alta na atualidade. Com isso, a prática que contempla os iniciantes fisga também os esportistas avançados, atraindo cada vez mais pessoas.

Mas afinal de contas, se eu não sou atleta e nem quero ser e tampouco me acho apto para tal, o que a calistenia significa para mim? Ela significa de que é possível manter a forma e a prática de exercícios mesmo longe da sua academia. Flexão, abdominal, barras, yoga e até mesmo polichinelo: a diferença agora é que tudo isso tem um nome específico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!