Sem categoria

Como acontece a puberdade precoce

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

puberdade precoce

A puberdade geralmente ocorre entre 8 e 13 anos para as meninas (média de 11 anos e meio) e entre 9 e 14 anos nos meninos (em média 12 anos e meio). A puberdade precoce é quando a puberdade começa antes da idade de oito anos para uma menina e menos de 9 anos para um menino.

A poluição ambiental pode ser responsável por thélarches (aumentos da mama) prematuros observados nos últimos anos na Europa. É oito vezes mais comum em meninas do que em meninos.

A puberdade é desencadeada no cérebro por mecanismos hormonais envolvendo em particular os ovários nas mulheres e testículos nos homens. Ela manifesta-se por alterações visíveis fisicamente. Nas meninas, este é o aumento das mamas, desenvolvimento de pelos pubianos e axilares, o início da menstruação e de crescimento acelerado. Nos meninos, isso se traduz em um aumento de volume testicular eo tamanho do pênis, o início das ereções e uma voz profunda.

Em média, 1-2% das crianças, principalmente meninas, a puberdade é desencadeada antes da idade normal.

 

Causas

Vários fatores podem explicar esse fenômeno:

– A ingestão de calorias: a gordura facilita a produção de dois hormônios influentes no desenvolvimento sexual: estrogênio e insulina,

– Falta de exercícios: a prática regular de exercícios tende a atrasar o início da puberdade,

– Contaminantes ambientais: a ingestão de um item na quantidade anormal pode acelerar o início da puberdade,

– Cosméticos contendo estrogênio.

 

Tipos

Puberdade precoce verdadeira

Acontece entre 3 e 5 anos por causa da ativação precoce de mecanismos neurais e hormônios que regulam a função sexual. Na puberdade precoce verdadeira, as células sexuais permanecem imaturas.

 

Puberdade precoce dissociada

Ela é definida pelo aparecimento de uma única característica sexual. Como por exemplo a prematuridade do crescimento dos seios ou dos pelos pubianos.

 

Tratamento

Tratamentos existem contra puberdade precoce, como a ingestão de medicamentos que bloqueiam a produção de hormônios sexuais. Consulte o seu médico assim que notar o aparecimento precoce das características sexuais secundárias.

 

Fonte: Le Figaro