Sem categoria

Como potencializar a queima de gordura durante os exercícios físicos

Por Renata Rodrigues de Oliveira 30/03/2014

Quando você está tentando potencializar a queima de gordura corporal são os alimentos que você come e o nível de atividade que ajudam a criar um déficit calórico. Ele é necessário para a redução da gordura corporal e não muito difícil de alcançar. Basta fazer alguns pequenos ajustes em dieta e exercícios que você será capaz de maximizar seus resultados.

queima-de-gordura-doutissima-iStock

Treinamento de força ajuda a construir o músculo e queimar mais calorias ao mesmo tempo. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a queima de gordura

As porções extras de comida se transformam em gordura se não forem queimadas. Caso você consuma um extra de 3,5 mil calorias e não as queimar, por exemplo, isso se converterá em cerca de meio quilo de gordura. É fácil ganhar gordura, mas uma vez que ela está lá pode ser bastante difícil se livrar dela.

Dependendo de quantos quilos você pretende se livrar, é possível que demore um pouco. Será necessária a prática de atividades físicas com consistência e dedicação – além de uma boa alimentação. Aliás, a combinação de dieta e exercício físico é a maneira mais eficaz de perder peso.

O metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte o que você come e bebe em energia. O número de calorias que seu corpo usa para realizar essas funções básicas é conhecido como taxa metabólica basal – o que se pode chamar de metabolismo. Ela é responsável por cerca de 70% das calorias que você queima todos os dias.

É por isso que para obter melhores resultados é preciso se exercitar para entrar na zona de queima de gordura, cerca de 60 a 70% da sua frequência cardíaca máxima. Durante o exercício físico, a gordura e os carboidratos serão seu combustível.

Dicas para potencializar os resultados

Se a perda de peso é o seu principal motivador, certifique-se de cada minuto durante os exercícios sejam bem aproveitados com esses truques para queimar mais calorias:

  • Hora do dia

A hora do dia que você se exercita pode ter um efeito sobre a queima de gordura corporal. Um artigo do Journal of Human Sport and Exercise olhou para a oxidação de gordura em homens obesos e de peso normal na manhã e na noite. O estudo descobriu que as taxas de oxidação de gordura para ambos os grupos em todas as intensidades foram maiores à noite.

  • Intervalo de formação

Ele alterna explosões de atividade de alta intensidade com uma moderada. Um artigo que foi publicado na Research in Sports Medicine constatou que o treinamento do intervalo pode ser mais eficaz do que o exercício contínuo para promover a perda de peso.

  • Incorporar musculação em seu treino

Adicionando treinamento de força à rotina você será capaz de construir o músculo e queimar mais calorias ao mesmo tempo.

  • Comer pequenas refeições

Coma três refeições e dois lanches em horários regulares durante todo o dia. Comer em intervalos regulares dispara o seu metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias e gordura.

Procure incluir proteínas de boa qualidade, como feijão, ovos, peixes e aves em cada refeição. Seu corpo precisa trabalhar mais para digerir esse tipo de alimento, aumentando o efeito de queima de calorias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!