Se você já decidiu colocar uma prótese de silicone nos seios, agora é hora de decidir que tipo de prótese você vai colocar. Esta é uma etapa muito importante do processo e deve ser feita com muita calma. Conheça os diferentes tipos de prótese e as recomendações para cada tipo de corpo.
Prótese alta
São próteses com uma base menor e mais altas, o que faz com que deem mais projeção aos seios e não tanto ao colo mamário. São as próteses mais utilizadas e mais solicitadas pelas pacientes.
Prótese baixa
São próteses com uma base mais larga, indicadas para pacientes que não querem uma projeção muito grande dos seios. São pouco utilizadas e pouco solicitadas pelas pacientes.
Prótese em forma de gota
Esse tipo de prótese possui uma projeção menor que as próteses de perfil alto e dão mais naturalidade aos seios. Porém, este tipo de prótese corre o risco de inverter-se, podendo ser necessário a realização de uma nova cirurgia para colocá-las no lugar.
Tipo de implantes
Devido a uma reação natural do corpo humano, uma cápsula fibrosa é formada ao redor de corpos estranhos, inclusive implantes de prótese de silicone. Essa cápsula fibrosa pode ficar dura e contrair o implante. Essa reação de contratura exagerada da cápsula pode deformar o implante mamário de silicone alterando a forma da mama. Chamamos essa complicação de contratura capsular
– Implante liso: possui o maior índice de contratura capsular (5 a 6%).
– Implante texturizado: possui superfície com micro-rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as próteses de silicone lisas (2 a 3%). São as próteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama.
– Implante de poliuretano: possui sua superfície revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses de mama de silicone existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.
É sempre muito importante discutir com o seu médico qual é a prótese mais indicada para o seu caso. Cada mulher tem um tipo de corpo, um formato de mama e um objetivo diferente e cada um desses fatores deve ser analisado separadamente.
Fonte: Abril