Cirurgia Plástica > Saúde > Slider Home

Otoplastia: conheça a cirurgia de correção das orelhas

Por Redação Fortíssima 30/07/2016

Principalmente na infância, possuir alguma característica estética incomum ou chamativa pode gerar sofrimento. É o caso das orelhas de abano, que costumam render apelidos desagradáveis e, futuramente, até causar problemas psicológicos. Neste contexto, a otoplastia é uma alternativa para corrigir o incômodo.

O cirurgião plástico André Colaneri explica que a otoplastia é um procedimento de cirurgia plástica que tem por objetivo contornar as imperfeições nas orelhas, como no caso em que a borda lateral delas fica muito afastada da cabeça. Ela pode ser realizada a partir dos seis anos de idade.

Entenda como é feita a otoplastia

A orelha de abano costuma ser uma característica hereditária, passada dos pais para os filhos. Para algumas crianças, ela não causa incômodos. Mas em situações nas quais o impacto na autoestima é muito grande, a cirurgia pode ser a melhor alternativa. O procedimento é bem simples.

Segundo Colaneri, o corte é feito atrás das orelhas e a cartilagem é remodelada com pontos. “A anestesia é local e o paciente recebe alta no mesmo dia. Somente nos casos de crianças muito pequenas é aconselhável a anestesia geral”, salienta o médico. Mas antes de se submeter ao procedimento, é necessário ter alguns cuidados.

“No pré-operatório, é necessário fazer todos os exames laboratoriais, além da avaliação médica. Não se deve tomar medicamentos com efeito coagulante e anti-inflamatórios. Também é fundamental comunicar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde”, sublinha Colaneri.

O especialista também lembra que é preciso lavar os cabelos na véspera da operação e manter um jejum de oito horas antes da cirurgia. Essas são as medidas necessárias para que tudo ocorra bem e sem qualquer complicação inesperada.

Após a otoplastia, a cicatriz nas orelhas é quase imperceptível, pois fica localizada na parte de trás, o que dificulta sua visualização. Conforme lembra o cirurgião, o procedimento também pode ser utilizado para a correção de lóbulos grandes ou rasgados, além de outras enfermidades.

Otoplastia

Otoplastia é alternativa para corrigir as orelhas de abano. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados no pós-operatório

Colaneri é veemente ao afirmar: o pós-operatório da otoplastia deve ser seguido com rigor.  “Especialmente porque, até dois meses depois da cirurgia, há o risco da orelha se descolar novamente, caso as precauções não sejam seguidas corretamente”, adverte.

Entre as  as recomendações médicas, o especialista menciona as seguintes: dormir de barriga para cima e não deitar sobre a orelha durante 45 dias, utilizar uma faixa elástica protetora e que mantém as orelhas imobilizadas durante a noite e não praticar esportes por dois meses.

Segundo o cirurgião, quaisquer movimentos bruscos que possam atingir a região da orelha também devem ser evitados por pelo menos 60 dias depois da operação. Caso essas medidas não sejam seguidas à risca, podem ocorrer problemas como assimetria, infecção, má cicatrização, dor e alterações na sensibilidade da pele.

Por isso, o período das férias escolares pode ser um bom momento para a realização do procedimento em crianças. O mais é importante, inicialmente, é consultar um cirurgião de confiança para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a otoplastia e os cuidados necessários antes e após a operação.

E aí, o que achou do artigo sobre otoplastia? Deixe o seu comentário!