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Saúde Mental

4 Maus hábitos a evitar antes de dormir

Por Redação Doutíssima 16/09/2013

Comer, ver tv, ouvir música, etc. Muitas vezes fazemos coisas antes de dormir que mais prejudicam a nossa saúde do que auxiliam no sono. Ao invés de procurar atividades que relaxam, muitas pessoas acabam se estressando e estressando a mente pouco antes de irem para a cama. Encontramos 4 maus hábitos que podemos ter antes de dormir para te informar e para que você os evite no seu cotidiano.

 

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1. Dormir vendo TV

Você até pode pensar que ver TV te dá sono, mas especialistas afirmam o contrário. O sono é dividido em fases, superficial e profunda. Com o barulho da TV ligada, ou qualquer outro barulho, o organismo entra em estado de alerta o que dificulta chegar à fase mais importante do sono e de maior relaxamento que é o sono profundo. Os brilhos da tela do computador ou da televisão também estimulam o cérebro, dificultando o sono.

 

2. Tomar café

Neurologistas especialistas em sono recomendam evitar bebidas com cafeína após as 16 horas. No caso do café, esta é uma uma bebida que estimula o cérebro, dificultando que o sono chegue. A antiga receita da vovó realmente funciona, o leite morno ajuda a induzir o sono e pode ser ingerido antes de dormir.

 

3. Dormir com luz acesa

Especialistas dizem que quando estamos com a luz ligada e o ambiente fica muito claro, o corpo não produz melatonina, hormônio responsável pelo sono. Sem essa substância, não é possível ter uma boa noite de sono. O escuro favorece a chegada mais rápida do sono e melhora a sua qualidade. Para as crianças, a solução é usar pequenas luzes de noite, que não clareiam muito o ambiente.

 

4. Comer antes de ir para a cama

O problema está no excesso. Comer muito antes de dormir não faz bem, sendo necessário priorizar as refeições leve. Alimentos gordurosos diminuem bastante a qualidade do sono porque enquanto digerimos os alimentos, o cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia. Neurologistas recomendam que a última refeição seja feita pelo menos 4 horas antes de dormir.

 

Fonte: Terra saúde.


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