Saúde Mental

Depressão pós-sexo: conheça as causas e saiba como tratar

Por Redação Doutíssima 12/11/2015

Sentimentos de relaxamento, liberação de tensão e felicidade são comuns para muitas pessoas logo após o sexo. Acontece que para outras esse brilho não apenas é ausente, mas substituído por sentimentos de depressão pós-sexo. Se você é mulher e já se sentiu deprimida após uma noite de diversão sexual, não se preocupe. Você não está sozinha.

 

Sentimento de tristeza após o sexo é comum

Quase metade das mulheres que se envolvem em relações sexuais experimentam uma súbita sensação de depressão, ansiedade ou agressividade com seus parceiros após o ato, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Queensland (QUT), na Austrália.

depressão pós-sexo doutíssima istock getty images

A depressão pós-sexo causa em mulheres um forte sentimento de melancolia e ansiedade. Foto: iStock, Getty Images

O levantamento foi publicado no Journal Sexual Medicine e examinou dados recolhidos de estudantes do sexo feminino em relação à atividade sexual. Os pesquisadores descobriram que, das 230 participantes totais, em torno de 46% delas relataram sintomas de disforia pós-coito (PCD) quase imediatamente depois de fazer sexo pelo menos uma vez na vida. Além disso, uma em cada 20 das entrevistas disseram ter experimentado esses sintomas várias vezes nas últimas quatro semanas.

 

A disforia pós-coito, mais comumente conhecida como depressão pós-sexo, é uma condição que causa em mulheres um forte sentimento de melancolia e ansiedade no período que vai de 5 minutos a 2 horas após a relação sexual.

 

Sintomas e causas da depressão pós-sexo

Esse problema normalmente manifesta-se pela presença de sentimentos como tristeza, ansiedade, nervosismo e irritabilidade após um encontro sexual. É certo que isso ocorre com muitas mulheres após o sexo, mas é possível estar presente também após a masturbação. Essa condição é capaz de afetar igualmente os homens.

 

Há diversas explicações para essa questão. Alguns adultos têm sentimentos mistos sobre sexo, influenciados por aspectos como educação e religião, e podem enfrentar culpa e frustração após um encontro sexual. Além disso, os hormônios também muitas vezes são os causadores desses sentimentos negativos – nesse caso, a prolactina.

 

Esse hormônio é usado pelas mulheres para a produção de leite, mas também é capaz de ser produzido no organismo masculino. Logo após o orgasmo, o corpo produz prolactina para neutralizar a liberação de dopamina – responsável pela excitação sexual. Nesses casos, a prolactina inibe a dopamina e causa esses sentimentos depressivos.

 

Fatores psicológicos também podem contribuir, como história de abuso sexual anterior, desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, incertezas e até uma avaliação negativa sobre o desempenho na cama. De toda forma, nem sempre a psicologia por si só consegue explicar a ocorrência desse problema.

 

Muitas vezes ouvir a si mesma é capaz de resolver o problema, assim como conversar com o parceiro sobre os sentimentos também é uma boa ajuda. Caso nada disso resolva, então é preciso criar coragem e buscar ajuda médica especializada – algo que muitas vezes as pessoas relutam em fazer porque a condição diz respeito a questões bastante íntimas.

 

Saiba que um profissional poderá realizar uma investigação minuciosa sobre eventuais causas biológicas dessa sensação. E caso não sejam elas as culpadas, um terapeuta especializado em questões sexuais é capaz de criar um ambiente seguro para você trabalhar contra esse tipo sensação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!