Saúde Mental

Eu preciso de terapia? Saiba o que é psicoterapia e quando procurar ajuda

Por Rafaela Monteiro 11/10/2013

terapia1

 

Ainda existem muitos tabus quando o assunto é  fazer terapia. Muitos mitos e não verdades ainda pairam no senso comum. É comum ouvirmos muitas afirmativas equivocadas e preconceituosas, e ainda frases como: “terapia é coisa para maluco” ou “terapia é para pessoas fracas”. Porém, fazer terapia pode ser útil para as pessoas que buscam se sentir mais seguras para lidar com os problemas do cotidiano. E não há nenhum segredo ou mistério nisso.

O psicólogo não tem poderes superiores ou mágicos. Muito menos possui algum tipo de poder de persuasão que lhe permita impor sua vontade as pessoas por ele atendidas. O que ele faz é apenas utilizar seus recursos técnicos para aumentar a capacidade de discriminação do cliente sobre sua vida, suas escolhas, sua subjetividade e sua percepção sobre si mesmo, sobre os outros e o também sobre o mundo.

 

Como a terapia pode ajudar

A terapia pode ser algo muito benéfico e ajudar as pessoas que estão lidando com questões como a depressão, perdas, conflitos, problemas relacionais em geral, preocupações, ansiedades, transtornos, estresse, dentre outros.

Existem muitas abordagens dentro da psicologia clínica que se propõem a trabalhar as demandas citadas acima. Dentre elas encontramos a psicanálise, as terapias cognitivas e comportamentais, existencialista, gestalt terapia, dentre muitas outras.

 

A Gestalt Terapia

Quando falamos em Gestalt Terapia, falamos de uma abordagem que não tem uma proposta pronta para as pessoas, não há uma teoria completamente padronizada onde pode-se encaixar todos os seres humanos.

A ideia é cada pessoa tire de sua terapia e da relação terapêutica, algo que possa representar certa qualidade de vida e que proporcione maior consciência de si, dos outros e do mundo ao redor. Contribuindo para ampliar o leque de escolhas e possibilidades em sua vida como um todo. Esse processo pode ser observado e construído na relação  terapêutica ao longo do trabalho da terapia.

 

Como saber se preciso de terapia

Entre mentiras e verdades sobre o tratamento psicoterapêutico e nem sempre conseguimos identificar nossas demandas e direcioná-las para devido atendimento. As vezes entramos no discurso de que não é importante, nem necessário e que não vale a pena ou que não adianta. Porém, terapia sempre ajuda a ampliar nossa consciência de nós mesmo e de tudo que está ao nosso redor, aprimorando nossas relações e ampliando também nosso leque de escolhas e possibilidades.

Se você sente que é necessário, ou recebeu algum encaminhamento para tal, não exite em procurar um bom terapeuta, sua saúde emocional agradece.