Especialidades > Gestante

Como prevenir as varizes durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 26/11/2013

A gravidez é um período de enormes transformações para uma mulher. A futura mamãe passa por enormes mudanças físicas e psicológicas e precisa se preparar para todas elas. A mulher grávida precisa de cuidados especiais para cuidar de si mesma além da saúde do bebê que está sendo gerado.

 

Entre a lista das preocupações que a futura mamãe tem estão também as questões estéticas. Toda mulher quer ter o prazer de gerar um filho, mas nenhuma delas quer ficar com estrias, manchas ou varizes no corpo. Este artigo é dedicado a ajudar as gravidinhas à evitarem essa última. As varizes podem acarretar enormes problemas para a saúde da mulher além de não serem nada bonitas. Leia mais à seguir.

 

MULHER~1

 

Cuide-se!

 

Os famosos vasinhos surgem nos membros inferiores, nas pernas da grávida, em forma de ramificações pequenas, roxas ou avermelhadas. As mulheres têm maiores chances de ter varizes que os homens por uma questão hormonal, a progesterona favorece muito a dilatação das veias, e a grávida abundante no hormônio pode ficar mais propensa aos vasos. É Questões genéticas também se mostram muito relevantes para o surgimento de varizes.

 

Mulheres que nunca tiveram varizes e as têm durante a primeira gravidez costumam vê-las desaparecer após o parto. Em alguns casos, os sinais somem de três a quatro meses após o nascimento do bebê. Contudo, as varizes que se manifestam a partir da segunda gestação tendem a permanecer depois do parto, e com o aumento do peso e da idade da mulher, novas varizes podem se desenvolver.

 

Não existem estudos que comprovem a eficácia de tratamentos ou estratégias para evitar totalmente as varizes. Porém é certamente possível minimizá-las. Siga essas dicas durante a gestação e até os inchaços irão diminuir.

 

:: Procure se exercitar fazendo exercícios relaxantes e de baixo impacto. Esportes na água são ótimos para a grávida.

:: Bote as pernas pro ar! Sempre que se sentar e puder pôr as pernas sobre um banquinho, a mesinha do centro ou almofadas, não faça cerimônia. Mesmo que você esteja fora de casa, sempre que parar, coloque as pernas pra cima para auxiliar a circulação do sangue.

:: Evite ficar de pé ou andar sem descanso por um período muito longo.

:: Use meias elásticas que auxiliam a circulação do sangue pelas pernas. Deixe-as ao lado da cama para você poder vesti-las ainda quando estiver na cama, ao acordar, antes de por os pés no chão. Desta forma você evita o acúmulo de sangue nas pernas que causa as varizes.

 
Ainda não leu?

como saber se estou com depressao na gravidez

Como fazer teste de gravidez

Como prevenir as varizes durante a gravidez

8 Dicas de cuidados de beleza após o parto

Relato de mãe: Como se aprende a ser mãe?

7 Dicas de ouro para evitar as estrias durante a gravidez